Antevisão
Segurem-se. Está prestes a chegar um novo Lancia Stratos!
Será já no próximo Salão de Genebra que veremos um novo Lancia Stratos — mas não pelas mãos da marca. É o renascimento de um projeto iniciado em 2010.

Recordo-me da excitação que foi ver, em 2010, o surgimento de um novo Lancia Stratos (nas imagens). Era um modelo único, comissionado por Michael Stoschek, um empresário alemão, e de todas as reinterpretações que o icónico modelo da Lancia já tinha sido alvo nos últimos anos, esta era sem dúvida uma das mais convincentes — curiosamente com o dedo da Pininfarina, ao contrário do original, que saiu do atelier da Bertone.
Não era apenas um plano de intenções, um modelo em fibra de vidro à espera de investidores para se tornar realidade — este novo Stratos estava pronto a andar. Por baixo da evocativa carroçaria, estava um Ferrari F430, ainda que com a base encurtada. E tal como o Stratos original, o motor continuava a ser da marca do cavallino rampante, ainda que agora se tratasse de um V8 em vez de um V6.

O desenvolvimento corria a bom ritmo — até o “nosso” Tiago Monteiro foi peça fundamental no seu desenvolvimento —, e falava-se sobre uma pequena produção de poucas dezenas de unidades, mas um ano depois, a Ferrari “matou” essas intenções.
A marca italiana não consentiu a produção limitada de um modelo que estava dependente dos seus componentes. Shame on you Ferrari!
Fim da história?
Parece que não… — sete anos após o que parecia ter sido o fim deste projeto, renasce das cinzas como uma fénix. Tudo graças à Manifattura Automobili Torino (MAT), que acaba de anunciar a produção de 25 unidades de um novo Lancia Stratos. Tudo bem, não é um Lancia, mas não deixa de ser um novo Stratos.
Michael StoschekEstou encantado que outros entusiastas apaixonados por automóveis possam vir a experenciar como o sucessor do mais fascinante carro de ralis dos anos 70 ainda define a bitola em design e performance.
Stoschek permitiu, assim, que a MAT replicasse o design e tecnologias do seu carro de 2010. No entanto, de momento não se sabe que base ou motor terá — certamente não recorrerá a nada da Ferrari, pela razão já mencionada. Apenas sabemos que terá 550 cv — o Lancia Stratos original debitava apenas 190.
Esta nova máquina manterá as dimensões compactas do protótipo de Stoschek, onde se inclui a curta distância entre-eixos, tal como o Stratos original. Também o peso deverá ser contido, abaixo dos 1300 kg, tal como o protótipo de 2010.
Podem ser apenas 25 unidades, mas o anúncio da MAT revela três variantes do novo Stratos sobre a mesma base — desde um supercarro para uso diário, a um carro de circuito GT até uma intrigante versão Safari.

Quem são os tipos da MAT?
Apesar de fundada apenas em 2014, a Manifattura Automobili Torino tem ganho cada vez mais relevância no panorama automóvel. A empresa está envolvida no desenvolvimento e produção de máquinas como o Scuderia Cameron Glickenhaus SCG003S e o mais recente Apollo Arrow.
O seu fundador, Paolo Garella, é um veterano do meio — fez parte da Pininfarina e já esteve envolvido na criação de mais de 50 projetos de automóveis únicos nos últimos 30 anos. Mesmo assim, a produção de 25 unidades do novo Lancia Stratos é um novo desafio para esta jovem empresa, que, como o próprio refere “é mais um passo no nosso crescimento e permite seguir o nosso caminho em tornar-nos num construtor real”.

Fica aqui um pequeno filme sobre a apresentação do protótipo em 2010.
Sabes responder a esta?
Quantos campeonatos mundiais de rali ganhou o Lancia Stratos?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.Em cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.Mais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL