Notícias Audi Mesarthim F-Tron Concept: movido a energia nuclear

Audi Mesarthim F-Tron Concept: movido a energia nuclear

Será que o projeto futurista e inovador do russo Grigory Gorin tem pernas para andar?

Um super desportivo de potência ilimitada mas com um impacto ambiental praticamente nulo? Parece uma ideia saída da mente empreendedora de Elon Musk (dono da Tesla), mas não é. O projeto pertence a Grigory Gorin, um designer russo que quer mudar o mundo – ou pelo menos a forma como funcionam os atuais desportivos.

O Audi Mesarthim F-Tron Concept é um desportivo com aspeto futurista movido a energia nuclear, através de um sistema fechado bastante complexo que não necessita de quaisquer combustíveis ou fontes de carregamento externas.

A motorização funciona da seguinte forma: através do calor gerado pelo reator de fusão (associado a injetores de plasma), um conjunto de dispositivos geram vapor que faz mover uma turbina. Por sua vez, a turbina está ligada a um gerador que carrega as baterias, alimentando os quatro motores elétricos localizados junto à rodas. Os pêndulos que ajudam à aceleração são também responsáveis por fornecer energia aos injetores de plasmas, enquanto que os condensadores asseguram que todo o vapor possa ser reutilizado num processo cíclico.

Audi Mesarthim F-Tron Concept (2)

VEJAM TAMBÉM: Concepts da Faraday Future começam a ser testados na via pública

Mas a inovação tecnológica não se fica por aqui. Para a estrutura interna do veículo, Grigory Gorin desenvolveu um chassis monocoque de liga leve – apelidado de “Solid Cage” – feito com uma impressora 3D. De forma a permitir o arranjo e manutenção da motorização, o designer russo optou por uma estrutura com secções desmontáveis.

Já o controlo de chassis é feito através do Magnetic Hydro-Dynamic System, capaz de criar um efeito de downforce controlado e distribuir o peso do veículo conforme a velocidade e o modo de condução. Através do fluído magnético – armazenado num depósito na base do veículo – que reage com uma superfície magnética especial do pavimento, o desportivo tem um melhor comportamento em curva.

Não há dúvida que esta é uma solução inovadora, mas com os atuais impedimentos financeiros, logísticos e tecnológicos no sector, no futuro próximo dificilmente veremos algo como Audi Mesarthim F-Tron Concept chegar à fase de produção. Infelizmente…

Audi Mesarthim F-Tron Concept (8)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter