Notícias BXR Motors Bailey Blade XTR: respirar o sonho americano

BXR Motors Bailey Blade XTR: respirar o sonho americano

Hoje trazemos-vos um projeto ambicioso por parte de um cidadão americano comum, onde o sonho americano ganha forma na marca e projeto BXR Motors, com o seu primeiro modelo: o Bailey Blade XTR.

Tudo começou na infância de Neil Bailey, um miúdo curioso e que desde cedo mostrou interesse sobre automóveis, principalmente no funcionamento de mecanismos. Tal como muitos de nós, Neil revelou grande sentido para aquilo que hoje chamamos de «engenharia reversiva», ou seja, enquanto criança, Neil Bailey, divertia-se a desmontar todos os dispositivos eletrónicos dos pais, para perceber que peças tinham e como funcionavam.

2014-BXR-Motors-Bailey-Blade-XTR-Static-2-1280x800

A sua paixão pelos automóveis começa a ganhar bases mais sólidas quando em 1972 adquiriu o seu primeiro carro, um Ford Mustang cabrio Spirit Edition e com o qual passou várias horas na garagem a conceber o seu próprio projeto.

Mas as coisas não se ficaram por aqui e alguns carros depois, Neil, decide dar um passo em frente no que toca à sua paixão e passá-la para o mundo real, como uma epifania do grande poeta Fernando Pessoa e passando a citar: “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”.

É por isso mesmo que em 2008, Bailey decide largar o seu emprego estável de Web Developer e arriscar todas as suas poupanças na criação do seu novo projeto: a BXR Motors.

2014-BXR-Motors-Bailey-Blade-XTR-Interior-Dashboard-1280x800

Ao sonhar com o Bailey Blade XTR, Neil apenas tinha em mente combinar o melhor do design, num casamento perfeito com a performance e aparência. Para idealizar o Blade XTR, Neil usou como inspiração, um leque bastante eclético de máquinas: desde os típicos “Muscle Cars” americanos até aos exóticos de luxo.

Neil sabia que na sua mente apenas cria criar algo que revitalizasse aquilo que o supercarro americano deveria ser.

Durou 4 anos o processo de desenvolvimento do Bailey Blade XTR, durante os quais Neil passou horas na sua garagem a planear tudo ao mais ínfimo pormenor e a captar investidores tarefa esta que também exigiu o seu esforço, para que o projeto continuasse em estágio.

2014-BXR-Motors-Bailey-Blade-XTR-SEMA-2-1280x800

Segundo Neil, a BXR Motors é real e respira o ideal do sonho americano. Neil acredita que é a prova de que um «comum mortal» pode conseguir coisas espantosas, sem ter o Fort Knox por detrás, a apoiá-lo. Sem dúvida inspirador e algo que nos remete para uma citação de Mozart: “Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor”. É precisamente dessa paixão e ambição que Neil se alimentou para erguer um projeto audacioso como o Bailey Blade XTR.

Mas Neil sabia que para o projeto ir avante precisava de mais “cérebros” e por isso mesmo conta com mais 8 membros na sua equipa, todos com mais de 15 anos de experiência no ramo empresarial e de engenharia automóvel.

2014-BXR-Motors-Bailey-Blade-XTR-Interior-Dashboard-3-1280x800

Neil já aceita encomendas desde o início do ano e parece que a lista já é extensa. Os clientes prioritários passam à frente, em todo o caso, os depósitos necessários para reserva do Bailey Blade XTR, são totalmente reembolsáveis caso mudem de ideias.

Mas vamos a factos e mostrar-vos de que fibra é realmente feito este Bailey Blade XTR.

Comecemos exatamente por aquilo que interessa, que coração habita nesta máquina exótica caseira?

Nada mais, nada menos, do que um bloco Ford “Coyote”, uns dos blocos mais amados para o pro-modding americano.

2014-BXR-Motors-Bailey-Blade-XTR-Interior-Shifter-1280x800

Este bloco de 5.0l V8 biturbo é oferecido em 2 níveis potência, sendo a versão base de 750 cavalos às 6400rpm e «banzem-se», literalmente , pois o binário atinge uns monstruosos 949Nm às 5550rpm (!). Depois de vos darmos tempo para respirarem fundo, deixamo-vos com o outro nível de potência, onde os valores chegam aos 1200 cavalos. Perante estes valores, pedimos-vos o seguinte raciocínio: com os seus parcos 1270kg, a performance avassaladora traduz-se em 3,2s dos o aos 100km/h e mais de 322km/h de velocidade máxima, nada mau para um projeto de garagem não acham?

Se estão a equacionar toda esta potência num motor destes, lembrem-se que o bloco, cabeça e pistões são inteiramente em alumínio e que a cambota e bielas são em aço forjado, contando com a ajuda de válvulas em titânio. Para a indução forçada temos 2 turbos com veio de rolamentos esféricos duplos e boca de admissão com 64mm de diâmetro. Como tal, a respiração deste Bailey Blade XTR, não vai deixar ninguém indiferente, por onde quer que passe.

2014-BXR-Motors-Bailey-Blade-XTR-Interior-Steering-Wheel-1280x800

No que toca à dinâmica do Bailey Blade XTR, tudo o que sabe é que conta com uma suspensão de amortecimento e regulação eletrónica e os travões, como a BXR Motors indica, estão preparados para um carro deste nível de performance. A transmissão de toda a potência às rodas traseiras é feita por uma caixa manual da Tremec, com 6 velocidades. Para adicionar o toque final, temos um chassis equilibrado e a roçar a perfeição na distribuição de massas: 55/45 para o eixo frontal e traseiro, respetivamente.

No interior, o apontamento é para o luxo, embora de formas complexas. Podemos contar com um quadrante digital, consola central ao estilo do Tesla Model S com um ecrã táctil de 13 polegadas, pele de alta qualidade e restantes aplicações em carbono.

O preço a pagar por toda esta saudável loucura americana pensada e criada numa garagem, o Bailey Blade XTR, começa nos 250.000 dólares, sensivelmente 184.430€ mais impostos, legalização e transporte. Sem dúvida que a exclusividade paga-se e na Europa temos kit cars mais baratos e sem todo aquele conjunto de corantes americanos que nos fazem mal à saúde, mas que adoramos.

2014-BXR-Motors-Bailey-Blade-XTR-SEMA-1-1280x800

Resta-nos dizer que a autodeterminação e força de vontade podem realmente mudar muita coisa. “Thumbs up”, para um projeto ambicioso e arriscado! Deixamos-vos com o vídeo documentário sobre Neil Bailey e o seu Bailey Blade XTR.