Peugeot 208 BlueHDI bate recorde de consumo: 2,0 l/100km

05/05/2015
3.945 views
Share Button

50 anos depois a Peugeot volta a bater um recorde com recurso a uma motorização Diesel.O novo Peugeot 208 BlueHDi percorreu 2152 km com apenas 43 litros de gasóleo, o que representa, em média, um consumo de 2,0 l/100km.

A Peugeot tem uma longa tradição no desenvolvimento de motorizações Diesel. Desde 1921 que a marca francesa está empenhada nesta tecnologia, e desde 1959 que praticamente todas as gamas do construtor francês têm pelo menos uma motorização Diesel.

Ao contrário de hoje, nessa época os Diesel eram fumarentos, pouco refinados e de fiabilidade algo duvidosa. Para provar que era possível a um carro movido a Diesel ser competente e rápido, a marca lançou um protótipo baseado no Peugeot 404 Diesel mas com apenas um lugar (imagem abaixo).

Foi com este protótipo que a Peugeot reclamou 18 novos recordes mundiais, num total de 40 recordes, corria o ano de 1965. Portanto, há exactamente 50 anos atrás.

peugeot 404 diesel recorde

Talvez para assinalar a data, avançando até ao presente a Peugeot volta a bater um recorde, mas agora com um modelo de produção em série: o novo Peugeot 208 BlueHDI.

Equipado com um motor 1.6 HDi de 100cv, sistema start&stop e caixa manual de cinco velocidades, o modelo francês foi conduzido durante 38 horas por vários condutores que estiveram ao volante em turnos de até 4 horas cada. Resultado? A conquista do recorde para a maior distância percorrida com apenas 43 litros de combustível, num total de 2152km a uma média de 2.0 litros/100km.

Segundo a marca, o Peugeot 208 BlueHDI usado nesta prova estava completamente de origem, equipado com spoiler traseiro para melhoria da aerodinâmica e a adopção de pneus de baixa resistência Michelin Energy Saver+, iguais ao que encontramos nesta versão. Contudo, há que salientar que este teste foi feito em circuito fechado.

Para atestar a veracidade dos resultados, a supervisão do teste ficou a cargo da Union Technique de l’Automobile, du motocycle et du Cycle (UTAC). Voltando às condições reais, em termos oficiais, o Peugeot 208 BlueHDI tem um consumo homologado de 3l/100km e 79 g/km de emissões poluentes (CO2). A renovada geração do 208 chegará ao mercado em Junho deste ano.

peugeot 208 hdi consumos 1

Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram

Diretor Editorial e co-fundador da Razão Automóvel. Tem 29 anos, ama os automóveis mas tem uma paixão secreta: as duas rodas! Praticante de todo-o-terreno, iniciou-se nas lides da condução aos comandos de um Citroen Ax. Não resiste a umas boas curvas, seja no asfalto ou numa folha de papel.