Fiat FCC4: ousadia brasileira

Fiat FCC4: ousadia brasileira

Desconstruindo o Fiat FCC4, podemos identificar um verdadeiro mix de tipologias automóveis. A parte inferior remete claramente para um universo SUV, robusta, com uma generosa altura ao solo, e rodas igualmente generosas, culminadas por arcos de rodas de contornos mais quadrados.

Mas ao adoptar uma carroçaria de 3 volumes, afasta-se da influência dos SUV, aproximando-se dos sedans de corte mais dinâmico como o Mercedes CLS ou o BMW 6 GranCoupe – os chamados coupés de 4 portas. O volume do habitáculo expressa-o da melhor forma, com uma ininterrupta e esguia cortina de vidro. E digo ininterrupta, pois, como se pode observar pelas imagens, o pilar C é do tipo flutuante, destacando-se e separando-se da área vidrada. Uma solução já observada em automóveis mais exóticos como o Ferrari 599.

A traseira do FCC4 dá azo a outras influências. A traseira alongada e essencialmente plana parece digna da mais dinâmica das pick-up, um tipo de veículo bastante popular não só no Brasil, como na generalidade dos mercados sul-americano. Basta referir a proeza alcançada pela compacta pick-up Fiat Strada, conseguindo em Março o título de veículo mais vendido no Brasil e no resultado acumulado, está no pódio dos modelos mais vendidos do ano. Ainda na traseira repare-se no curioso pormenor da abertura assimétrica da bagageira.

Fiat_FCC4_7