Todos os detalhes do novo motor 1.5 Skyactiv D da Mazda

19/06/2014
8.623 views
Share Button

1.5l skyactive-3

Como é que a Mazda resolveu o problema do arranque a frio e auto ignição a quente, com uma baixa taxa de compressão?

Estes foram os outros dois problemas subadjacentes à baixa taxa de compressão do bloco. Com uma taxa de compressão menor, torna-se mais difícil criar pressão e temperatura suficientes para que o combustível sofra a ignição. Por outro lado, quando o bloco está quente, a baixa taxa de compressão origina focos de auto ignição de difícil gestão para a ECU.

Foi devido a estas questões, que a Mazda resolveu incluir nos bloco 1.5 Skyactiv D, os mais recentes injetores Piezo com bicos de 12 orifícios, permitindo uma variedade de situações de injeção e operação em curtíssimos intervalos, conseguindo realizar um máximo de 9 injeções por ciclo, permitindo controlar a concentração da mistura, resolvendo o problema do arranque a frio.

MAZDA_SH-VPTS_DIESEL_1

Para além dos 3 padrões básicos de injeção (pré-injeção, injeção principal e pós injeção) estes injetores Piezo conseguem realizar um sem número de padrões diferentes de acordo com as condições atmosféricas e carga do motor.

Tags
,

Tem no ADN a paixão por automóveis, ainda no ventre materno já gostava de andar de carro. Atingiu na formação como mecânico de automóveis o nirvana do viver e respirar técnica automóvel. Define-se como um Gearhead/Petrolhead e tem a condução como o seu Elixir de Vida.