Notícias Interior à altura do estatuto. CX-80 é o novo topo de gama da Mazda

Apresentação

Interior à altura do estatuto. CX-80 é o novo topo de gama da Mazda

O novo Mazda CX-80 é o topo de gama da marca na Europa e traz mais novidades para além da terceira fila de bancos. Encomendas abrem em maio.

cadeiras capitão do Mazda CX-80
© Mazda

A Mazda revelou o novo CX-80, que passa a ser o maior e mais espaçoso modelo da marca no mercado europeu, com o SUV a destacar-se por ter três filas de bancos e lotação de até sete ocupantes.

O novo Mazda CX-80 deriva diretamente do CX-60, partilhando com este plataforma, interior e motorizações, mas para comportar a terceira fila de bancos teve de crescer 25 cm em comprimento e entre os eixos. O comprimento fica assim a roçar os cinco metros (4,995 m), enquanto a distância entre-eixos chega aos 3,12 m.

No entanto, o CX-80 traz algumas novidades. A segunda fila, por exemplo, pode ter várias configurações, incluindo uma opção mais luxuosa com duas imponentes poltronas individuais, às quais podemos adicionar uma consola de separação.

Ainda no interior, vamos também poder contar com três novas funcionalidades. A primeira é um novo controlo de voz integrado Alexa, novo sistema de navegação híbrido, e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que tem como objetivo ajudar a posicionar o veículo quando tiver anexado a um reboque.

Mesmas motorizações do CX-60

Como já referimos, em termos de motorizações, o novo CX-80 vai partilhar a mesma oferta que o CX-60, concentrando-a numa motorização Diesel e outra híbrida plug-in:

  • e-Skyactiv D (mild-hybrid 48 V): motor Diesel de seis cilindros com 3,3 l, potência de 254 cv;
  • e-Skyactiv PHEV: motor a gasolina de quatro cilindros com 2,5 l, motor eléctrico, potência combinada total 327 cv (241 kW) e 500 Nm, bateria com 17,8 kWh, autonomia em modo elétrico de 60 km.

Relativamente a consumos e emissões, o e-Skyactiv D anuncia 5,7-5,8 l/100 km (ciclo combinado WLTP) e emissões de CO2 de 148-151 g/km; e o e-Skyactiv PHEV anuncia 1,6 l/100 km e 36 g/km.

Ambas as motorizações estão acopladas a uma transmissão automática de oito velocidades e confirma-se agora que o CX-80 só estará disponível com um sistema de tração integral permanente. O CX-60 ainda conta com versões de tração traseira.

As ligações ao solo seguem também o esquema de suspensão já visto no CX-60: duplos triângulos sobrepostos à frente e multilink atrás. A capacidade de reboque do Mazda CX-80 é de 2500 kg.

Mazda CX-80 dianteria 3/4
© Mazda

No capítulo da segurança o novo CX-80 vem equipado com todos os assistentes à condução ou ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução) em voga, como por exemplo: travagem autónoma de emergência, sistema de paragem de Emergência e Assistente de manutenção na via de rodagem, entre outros.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa e quando chega?

As pré-vendas do Mazda CX-80 vão arrancar em maio, e prevê-se que as primeiras unidades deste modelo cheguem aos concessionários neste outono.

O novo Mazda CX-80 e-Skyactiv PHEV vai estar disponível em Portugal a partir dos 63 304 euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Mazda 323 GT-R?