Ensaio Elétricos ou a carvão. Já testámos a linha de grelhadores da BMW

Disponível a 1 de abril

Elétricos ou a carvão. Já testámos a linha de grelhadores da BMW

A grelha duplo rim da BMW tem uma nova função. A marca vai entrar no mercado dos grelhadores e nós fomos até Munique para meter a carne (e não só) no assador.

grelhador BMW

Depois das motas e dos automóveis, a BMW meteu “a carne toda no assador” e entra num novo mercado. Para a marca de Munique, chegar aos «chefes de família» já não é suficiente e parte agora à conquista dos «chefs de cozinha».

Em causa está uma nova unidade de negócio de grelhadores elétricos ou a carvão que fomos conhecer a Munique. Uma linha completa, produzida ao lado dos automóveis da marca, disponível para cozinhas domésticas e uso profissional.

As vendas arrancam hoje, dia 1 de abril e até há um pouco de Portugal nesta nova área de negócio.

Inspirados nos modelos de quatro rodas

O estilo dos grelhadores é inspirado nos automóveis da marca, sendo até possível retroiluminar a grelha frontal nos modelos de gama mais alta.

“Após vários anos a desenhar grelhas de duplo rim, queremos dar o próximo passo. É uma decisão lógica. Nesta linha de grelhadores, é possível grelhar todo o tipo de carnes, peixes, mariscos e legumes, com o selo de qualidade BMW.”, afirmou Hans Fleischgrill, responsável da nova divisão da marca em declarações à Razão Automóvel.

centro de design grelhadores BMW
Nos bastidores do centro de design de grelhadores da BMW, em Munique.

O responsável acrescentou ainda que a identidade visual está no centro do desenvolvimento destes produtos. “Estes grelhadores serão fáceis de reconhecer. Quem passar por um jardim de uma moradia ou olhar para a cozinha de um restaurante, não terá dúvidas: ali fazem-se grelhados com assinatura BMW.”

Edição limitada e azeite alentejano

As primeiras 1916 unidades são numeradas (ano da fundação da BMW) e já estão todas vendidas. As encomendas foram abertas em segredo no final de 2023, apenas para os melhores clientes da marca. Esta série especial, do modelo topo de gama a carvão, conta com a oferta do acessório “heritage”, que permite grelhar rins aos pares.

Se não foi um dos que conseguiu encomendar estas unidades numeradas, não desanime. Para as primeiras 500 encomendas feitas a partir de hoje, dia 1 de abril de 2024, há uma garrafa de azeite da BMW de oferta.

olival com máquina agrícola BMW

O azeite, prensado a frio, feito com azeitonas de um olival centenário em Estremoz, será entregue em garrafas numeradas. Este poderá ser um vislumbre daquela da próxima aposta da marca. Quando questionado sobre essa possibilidade, Fleischgrill deixou tudo em aberto “de momento a nossa prioridade é esta inédita linha de grelhadores, sobre o futuro não posso falar. No entanto, nunca virámos as costas a um bom desafio”.

Versões BMW M para “famílias apressadas”

Como é possível ler na documentação que acompanha todos os grelhadores, disponibilizada em forma de livro de receitas “pela primeira vez os clientes BMW decidem se querem queimar borracha ou gordura. O nosso compromisso é com a qualidade do que estiver a ser conduzido e agora também grelhado, sempre com uma oferta premium multi-energias.”

grelhador BMW M

Tal como acontece com os modelos da divisão automóvel, também esta nova linha de grelhadores terá versões M Performance, mas apenas elétricas.

Têm resistências mais potentes e grelhas antiaderentes, feitas com um compósito especial que, segundo a marca, permite grelhar mais rápido.

Hans Fleischgrill, responsável máximo da divisão de grelhadores da BMW

Para já as versões elétricas serão as mais potentes e as mais exclusivas. Mas eu continuo a preferir o carvão, principalmente para a carne.

Hans Fleischgrill, responsável máximo da divisão de grelhadores da BMW.

Primeiras impressões em Munique

Para este primeiro teste a BMW preparou uma experiência num hotel de luxo em pleno centro de Munique. Estavam reputados chefs no local, para demonstrar todas as capacidades dos vários modelos disponíveis.

Mas, juntamente com um restrito grupo de especialistas, criteriosamente selecionado, tive a possibilidade de colocar umas luvas de churrasco e testar em primeira mão um dos modelos.

Confesso que foi com expectativa que me aproximei da versão topo de gama e mais equipada, a iLektro M70 Grill, a única disponível para teste neste primeiro contacto. Bastou ter o smartphone no bolso para desbloquear o grelhador e a tampa abre-se majestosamente.

iLektro M70 Grill
O todo poderoso iLektro M70 Grill. Com opcionais o preço pode ultrapassar os 100 mil euros.

Lá dentro, pulsam luzes LED vermelhas, como se de um coração se tratasse. “Brilhante, inesperado!” comentei com os presentes. Esta iluminação opcional custa 2500 euros e conta com a mão do programa de personalização “Individual” da marca, agora também disponível para os grelhadores.

A partir deste momento, senti que estava prestes a testar algo verdadeiramente único e à primeira vista, revolucionário.

Churrasco em modo elétrico

Como o nome assim o denuncia, estava perante uma unidade 100% elétrica. Se por um lado esta poderá não ser do agrado dos que não dispensam o cheiro de um bom grelhado a carvão, por outro, revelou-se mais prática e simples de usar.

Ainda assim, após grelhar três bifes do lombo de novilho e meia dúzia de camarões tigre de Moçambique, posso afirmar que do ponto de vista sensorial, um grelhador elétrico não é tão gratificante. Os modelos a carvão dão um gosto único, a este belo momento que é grelhar proteína.

Mas os acabamentos são rigorosos e os comandos revelaram-se muito precisos, mesmo quando se trata de confecionar as peças mais exigentes. Ficam a faltar apenas alguns botões físicos, com a BMW a apostar em ecrãs para funções como a regulação da temperatura.

grelhador BMW M
A divisão M está a preparar propostas como esta. É apenas um concept, mas poderá chegar à produção até ao final do ano.

Quando estamos a preparar-nos para grelhar corre tudo bem. Mas com a acumulação de gordura, ou mesmo a humidade de uma cerveja gelada na ponta dos dedos, a resposta dos ecrãs deixa de ser imediata. Foi algo que deixei como nota de que deve ser revisto no futuro.

Estou certo de que a nossa experiência e o facto de sermos a escolha número um dos portugueses, no que a modelos de quatro rodas diz respeito, poderá também para contribuir para aprimorar estes novos modelos da marca. Afinal, são inspirados nos automóveis.

Nota final muito positiva para o facto de existir ligação no sistema de infoentretenimento para aplicações de empresas do retalho alimentar. É possível, através de comandos por voz, fazer encomendas, algo inédito mesmo no segmento premium de grelhadores.

Evento gralhador BMW
O evento em Munique foi acompanhado por carne da melhor qualidade. A pele dos animais foi aproveitada para construir bancos.

Para testar este sistema, aproveitei para encomendar algo para prevenir uma eventual azia daqueles que comeram as inúmeras peças que grelhei. Chegou um chá de gengibre em menos de 15 minutos, para acalmar os comensais.

Versão para empresas é exclusivo nacional

As empresas portuguesas poderão obter benefícios fiscais na aquisição dos modelos elétricos, existindo mesmo uma versão business, específica para o mercado nacional e que pode ser adquirida através de renting (com tudo incluído).

A partir de 499 euros por mês (sem IVA), com uma seleção de carnes, peixes, mariscos e legumes, que permitirá, segundo a marca, fazer 52 churrascos por ano para seis pessoas.

apresentação grelhador BMW

“Porquê 52 churrascos?” Após tão detalhada apresentação, foi a única questão que coloquei a Hans Fleischgrill, enquanto um chef assava salsichas para o grupo selecionado de convidados. A resposta foi de enorme rigor germânico: “Porque dá um churrasco por semana”.

Preços para Portugal

Os grelhadores BMW começam a chegar ao mercado nacional a partir do dia 1 de abril, muito antes da febre das festas populares. Os preços iniciam-se nos 3999 euros para as versões a carvão e nos 6999 euros para os elétricos. A manutenção é programada e poderá ser feita em qualquer oficina autorizada.

Este teste foi uma brincadeira do dia 1 de abril de 2024. Obrigado por fazer da Razão Automóvel a escolha n.º 1 dos portugueses, no que a conteúdos sobre o mundo automóvel diz respeito.

Sabe esta resposta?
Neste comparativo Diesel qual modelo ganhou?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel