Notícias ChatGPT nos automóveis. Especialistas preocupados com inteligência artificial

Inteligência Artficial

ChatGPT nos automóveis. Especialistas preocupados com inteligência artificial

Integrar sistemas como o ChatGPT nos automóveis é uma hipótese para alguns construtores. Mas há vozes que alertam para os perigos escondidos desta opção.

Condutor sem as mãos no volante em Cadillac com sistema de condução autónoma
© General Motors

A General Motors (GM) — um dos gigantes da indústria automóvel norte-americana — avançou que está a explorar o recurso ao ChatGPT nos seus automóveis.

Em entrevista à Reuters na semana passada, um porta-voz da GM anunciou que vê com bons olhos a integração do ChatGPT da OpenAI, como parte da colaboração continua entre a GM e a Microsoft.

Embora os especialistas apontem como «inevitável» a integração do ChatGPT nos automóveis do futuro, afirmam também que o recurso a inteligência artificial avançada acarreta riscos.

Além da distração que poderá provocar, os especialistas alertam que ter um assistente digital desta natureza num automóvel pode deixá-lo vulnerável a hackers.

Dennis Kengo Oka, responsável de segurança na Synopsys Software Integrity Group, deixou patente as suas reservas relativamente à segurança dos automóveis, em declarações à publicação Veredict:

Da mesma forma que o ChatGPT, com restrições limitadas, permitiu desenvolver ferramentas de malware e hacking para obter informações com intenção maliciosa, um assistente digital integrado no automóvel também pode ser manipulado para obter informações prejudiciais ao utilizador.

Dennis Kengo Oka, Synopsys Software Integrity
Logótipo ChatGPT
© OpenAI

ChatGPT nos automóveis

Para a GM, a exploração da integração do ChatGPT já não é apenas “um recurso para a evolução dos comandos de voz”, poderá ser uma ferramenta para “tornar os carros mais capazes”. “O ChatGPT estará em tudo”, disse o vice-presidente da GM, Scott Miller, à Reuters .

Na visão da marca norte-americana, o ChatGPT poderá ser usado num futuro próximo para programar funções dentro do veículo ou até mesmo dar lições ao condutor sobre o funcionamento geral do veículo, dispensando os tradicionais manuais.

Sobre o ChatGPT

O ChatGPT é um interface de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. Desde que foi lançado em novembro de 2022 tem sido foco de muito debate. E está a conhecer novas atualizações que estão a potenciar ainda mais as suas capacidades.

Trata-se de uma ferramenta capaz de executar tarefas que vão desde a escrita de um e-mail, ou mesmo escrever código como um programador. O utilizador só precisa de explicar o que necessita.

Fonte: Reuters, Veredict