Notícias Volvo EX90. Sucessor elétrico do XC90 vai ser o “Volvo mais seguro de sempre”

Antevisão

Volvo EX90. Sucessor elétrico do XC90 vai ser o “Volvo mais seguro de sempre”

A apresentação do Volvo EX90 está marcada para o próximo dia 9 de novembro e vai assinalar uma nova era na segurança dentro da marca sueca.

A Volvo acaba de anunciar que o seu próximo SUV 100% elétrico, o EX90, vai ser apresentado ao mundo no dia 9 de novembro.

A marca sueca descreve-o como o “Volvo mais seguro de sempre” e afirma que este será o seu novo topo de gama (assumindo o lugar do XC90), explicando ainda que este será um modelo que dará início a uma nova era em termos de segurança.

Até à sua estreia, a Volvo vai divulgar uma série de teasers que prometem antecipar, aos poucos, este SUV, mas já revelou algumas das funcionalidades que podemos esperar, tais como um sensor LiDAR de longo alcance, câmaras no interior do carro que analisam o estado do condutor e até um sistema que deteta se ficou um bebé ou um animal esquecido no carro.

A NÃO PERDER: Testámos o mais potente dos Volvo C40 Recharge (408 cv). Convenceu?
Jim Rowan, CEO of Volvo Cars
Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars.

Continuaremos a inovar até que os automóveis não se despistem mais, até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa. Tudo para proteger mais vidas, de acordo com a nossa própria razão de ser. O EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, transportando o nosso legado de segurança, qualidade e inovação para o futuro.

Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars

Tecnologia LiDAR é chave

Será o “Volvo mais seguro de sempre”, sendo que para isso contará com “um dos conjuntos de sensores mais avançados do mercado”, onde se inclui oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR.

Este sensor LiDAR, que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade, será capaz de analisar toda a estrada à frente e detetar automóveis, peões, ciclistas e pequenos objetos com centenas de metros de antecipação.

De acordo com a marca sueca, este sensor LiDAR será capaz de detetar, por exemplo, “peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente”.

E tudo isto independentemente do facto de ser de dia ou de noite e mesmo em velocidades de autoestrada, ou seja, a 120 km/h.

LEIAM TAMBÉM: O que é que os ecrãs da Volvo vão ter em comum com o Fortnite?

Investigações recentes da Volvo Cars indicam que a inclusão deste sensor LiDAR num automóvel já de si seguro pode reduzir os acidentes com gravidade em até 20%, e proporcionar uma prevenção global de até 9%.

Volvo Concept Recharge
O sensor LiDAR vai surgir montado na dianteira, incorporado na linha de tejadilho.

Esta tecnologia LiDAR será incorporada na linha de tejadilho do próximo EX90 e virá a ser incluída nos futuros modelos da Volvo. Todas as versões do EX90 vão contar de série com este equipamento.

Acreditamos que o EX90 será o Volvo mais seguro de sempre. Estamos a juntar a nossa compreensão do ambiente exterior com um nível de compreensão mais detalhado sobre a atenção do condutor. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e potência computacional se juntam, criam um escudo preventivo de segurança à volta do condutor – que só se aperceberá da sua existência quando de facto precisar dele.

Joachim de Verdier, responsável de automação segura de veículos da Volvo Cars

Vai servir de base para a condução autónoma

Esta tecnologia estará também na base do futuro sistema de condução autónoma (não supervisionado) da Volvo, que brevemente começará a ser testado na Califórnia (EUA).

Sobre esse sistema, denominado Ride Pilot, podem sempre ler (ou reler) a entrevista que fizemos há uns meses a Martin Kristensson, o responsável da mobilidade e da condução autónoma da Volvo Cars.

A NÃO PERDER: Volvo e a condução autónoma: “Assumimos a responsabilidade legal em caso de acidente”

Quanto à chegada aos modelos de produção, mais concretamente ao novo EX90, a Volvo explica: “uma vez asseguradas as verificações de segurança em vigor e todas as aprovações necessárias, esta tecnologia será introduzida no EX90”.

Volvo EX90
Este sensor LiDAR é capaz de detetar, por exemplo, peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente mesmo em velocidades de autoestrada.

Analisar e avaliar o comportamento humano

O EX90 também vai contar com um escudo de proteção (invisível para o condutor) no interior, que vai analisar o comportamento humano e intervir sempre que o condutor necessite de ajuda.

A Volvo imagina (e ambiciona) um futuro com zero acidentes e acredita que uma forma de o conseguir é olhando e atacando todas as possíveis causas, entre elas a distração, a preocupação, a sonolência ou qualquer outro estado que afete a condução de quem segue ao volante.

Câmara interior deteção condutor
sistema utiliza duas câmaras que são capazes de detetar sinais precoces de que o condutor não estará nas suas melhores condições, através da observação dos seus padrões do olhar.

Com a nova tecnologia Driver Understanding System, que será oferecida de série no EX90 e que recorre a duas câmaras montadas no interior, o sistema será capaz de detetar sinais precoces de que o condutor não está nas melhores condições para conduzir, e tudo através da observação dos seus padrões do olhar.

Câmara interior deteção condutor
Sistema será capaz de analisar os padrões de visão do condutor.

A nossa investigação mostra que podemos dizer muito sobre o estado do condutor através de uma observação simples do seu olhar e da frequência com que fecha os olhos. Baseando os seus cálculos nos resultados da nossa investigação, o novo sistema de deteção permite que os nossos automóveis identifiquem se a capacidade do condutor é prejudicada, talvez devido a sonolência ou distração e oferecer uma assistência extra da forma que melhor se adapte à situação.

Emma Tivesten, especialista técnica sénior no Volvo Cars Safety Center

Se o sistema detetar sinais de cansaço ou distração (ou no limite no caso de um desmaio, por exemplo) vai intervir, primeiro com um simples sinal de aviso que cresce em volume e depois, se necessário (caso estes sinais sejam ignorados), reduzindo a velocidade e parando em segurança à beira da estrada, enviando um aviso aos outros utentes com as luzes de perigo ligadas.

Interior será analisado mesmo com o carro parado e trancado

O interior do EX90 também será analisado quando o carro estiver parado e trancado, tudo para prevenir que um bebé ou um animal fiquem esquecidos no seu interior.

O sistema será capaz de detetar a presença de vida no habitáculo (seja nos bancos ou no piso) e na bagageira e caso perceba que o ar no interior está demasiado quente e a ameaçar a vida de quem lá ficou, vai alertar imediatamente o condutor (de forma remota, através da app) e ativar o ar condicionado, que estará em funcionamento até o condutor voltar ou até que a bateria se esgote.

O que esperar?

O novíssimo Volvo EX90 será inspirado no Concept Recharge, um protótipo que foi apresentado no ano passado como sendo uma espécie de manifesto para o futuro da marca sueca.

Interior volvo ex90
Os ecrãs dos Volvo do futuro — entre eles os do EX90 — vão contar com grafismos desenvolvidos com base no Unreal Engine da Epic Games, a criadora do Fortnite.

Este modelo, que terá uma carroçaria SUV, vai estrear uma plataforma nova e dedicada a modelos 100% elétricos e será produzido na Suécia.

LEIAM TAMBÉM: Conduzimos o Volvo XC60 T6 Recharge. Ainda em forma ou já a acusar a idade?

Quanto à imagem final, deverá apresentar mudanças significativas face ao Concept Recharge que já vimos, mas só a vamos ficar a conhecer no próximo dia 9 de novembro, quando o Volvo EX90 for apresentado.

Mas enquanto o revolucionário EX90 não chega, vale sempre a pena ver (ou rever) o ensaio em vídeo do Guilherme Costa ao C40 Recharge, o primeiro modelo da Volvo a estar apenas disponível como elétrico:

Sabe esta resposta?
Quantos cilindros tinha o motor da Volvo 850 T5-R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R