Clássicos Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”

Pocket-Rocket

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”

Se há "pocket-rocket" que faz jus ao termo, o Volkswagen Lupo GTI, uma espécie de sucessor espiritual do primeiro Golf GTI, tem de ser um deles.

Volkswagen Lupo GTI

Quando foi lançado, no ano 2000, o Volkswagen Lupo GTI foi rapidamente aclamado como o sucessor espiritual do primeiro Golf GTI, lançado em 1976.

E não era difícil perceber porquê… tal como este, o Lupo GTI era pequeno, leve e trazia um quatro cilindros em linha com 1600 cm3, exatamente a mesma capacidade do primeiro Golf GTI.

Os números refletiam essa aproximação. O motor 1.6, que equipava o esquecido e contemporâneo Polo GTI, debitava 125 cv às 6500 rpm e 152 Nm às 3000 rpm — mais 15 cv e 12 Nm que o primeiro Golf GTI.

VEJAM TAMBÉM: Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W
Volkswagen Lupo GTI
Novos pára-choques, vias alargadas, rodas exclusivas de 15″

Números que compensavam o aumento de massa do Lupo face ao Golf — 975 kg vs 810 kg —,  permitindo melhores prestações. Até agora, música para os nossos ouvidos…

Os 100 km/h no Volkswagen Lupo GTI eram cumpridos em 8,2s (-0,9s) e a velocidade máxima atingia os 205 km/h (+23 km/h). Números perfeitamente enquadrados com máquinas contemporâneas, tais como o Peugeot 106 GTI.

Guerra aos quilos

Sendo de conceção mais moderna, a massa a mais era perfeitamente justificada pela superior integridade estrutural e mais equipamentos de segurança e conforto.

Volkswagen Lupo GTI
Dupla saída de escape em posição central.

No entanto, não impediu a marca alemã de tomar medidas para manter a massa em níveis razoáveis. De que forma? O alumínio foi usado para o capô, portas e guarda-lamas.

Tanto empenho Volkswagen… gostamos disso.

Esta aposta na redução dos quilogramas, não deixava de ser um delicioso contraste com a realidade na indústria. Foi neste período que os carros começaram a crescer desmesuradamente e a ganhar quilos mais depressa do que nós entre o Natal e o Ano Novo.

Vestido a rigor

O estilo característico do Lupo era enriquecido com uma camada de intenções desportivas: vias mais largas e rodas de 15″ enchiam de forma mais convincente os guarda-lamas alargados; o para-choques dianteiro, totalmente colorido, integrava três entradas de ar bem definidas; e na traseira a adição de uma dupla saída de escape central por si só era motivo para ganhar uma série de fãs.

Volkswagen Lupo GTI

A distância ao solo reduzida em 20 mm e um novo spoiler traseiro — algo subtil para os dias de hoje — completavam uma excelente adaptação visual do Lupo aos seus propósitos mais desportivos.

TÊM DE VER: Glórias do Passado. Volkswagen Polo G40, o terrífico

Compare-se com a complexa e tortuosa realidade contemporânea, onde até modelos sem pretensões desportivas são visualmente muito mais agressivos…

Eficaz, mas cativante

Os 20 mm a menos na distância ao solo mencionados eram reflexo de amortecedores e molas específicas, que em muito contribuíram para a boa reputação dinâmica do modelo. O Volkswagen Lupo GTI era uma máquina rápida e eficaz, mas ao mesmo tempo entusiasmante de conduzir.

Já estou com vontade de ir procurar um num site de classificados…

Volkswagen Lupo GTI
Jantes Bathurst de 15″ eram de série.

Ficou ainda mais entusiasmante, quando dois anos após ter sido lançado, a transmissão manual de cinco velocidades foi substituída por uma de seis. Alteração que, fruto das relações próximas, permitia mais facilmente manter o motor no seu regime ideal — motor com excelentes regimes médios e altos —, «puxando» pelo nosso pé direito.

O termo “pocket rocket” (pequeno foguete) não podia encontrar um melhor cúmplice do que o Volkswagen Lupo GTI.

Volkswagen Lupo GTI

Sobre o “Glórias do Passado.”. É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo aqui na Razão Automóvel.

Sabe esta resposta?
O novo Volkswagen Touareg partilha plataforma com qual destes modelos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o novo Volkswagen Touareg. Revolução total (por dentro e por fora)