Notícias Volkswagen Polo GTI mais potente que um Civic Type R? Venha ele

Tuning

Volkswagen Polo GTI mais potente que um Civic Type R? Venha ele

O Volkswagen Polo GTI acaba de ficar mais… interessante com a ajuda dos senhores da BR-Performance. De pocket rocket a ameaçador hot hatch?

Volkswagen Polo GTI BR-Performance

No mundo do tuning tudo parece ser possível, como até colocar um “modesto” Volkswagen Polo GTI com tanta ou mais potência que um Honda Civic Type R.

E porque não seria possível? O Polo GTI, apesar de estar um segmento abaixo, vem equipado também com um 2.0 l turbo, tal e qual o Civic Type R. Certamente tem potencial para extrair do EA888 tantos ou mais cavalos que o K20C — e até já o vimos noutros modelos do grupo Volkswagen.

Neste caso, o ponto de partida são os 200 cv e 320 Nm do Volkswagen Polo GTI de série, mas a BR-Performance, especialista em otimização de ECU (unidade de controlo do motor) e preparação de motores, tem vários estágios para o 2.0 TSI. O mais extremo culmina (Stage 3) nos 324 cv de potência e 504 Nm de binário máximo!

TENS DE VER: Serão estes os Mercedes-AMG A 45 S mais potentes do mundo?

Não temos dados relativos à performance do Polo GTI, mas temos de acreditar que com mais 124 cv a passar pelo eixo dianteiro, terão de se superiorizar ao modelo de série (6,7s dos 0-100 km/h).

Para atingir estes valores de potência e binário foi preciso bem mais que um “remap” da centralina. O Volkswagen Polo GTI Stage 3 da BR-Performance tem novo turbo,  nova “dump valve”, novo intercooler e novo sistema de escape… além da reprogramação da centralina.

Valores excessivos para o Polo GTI? O Stage 1 e Stage 2 são mais moderados. Mesmo no Stage 1, o ganho de performance do Polo GTI é expressivo, ganhando 35 cv (235 cv) e 100 Nm (420 Nm), capaz de reduzir os 0-100 km/h para os 6,2s. No Stage 2, que eleva a potência e o binário para, respetivamente, 250 cv e 470 Nm, as alterações são mais expressivas, recebendo parte do upgrade que vimos no Stage 3.

Para colocar toda a vitamina extra no chão, dá para perceber que o Polo GTI recebeu alterações ao nível do chassis, apesar de não terem sido avançadas que alterações foram essas. No entanto, pela forma como soa e como se mexe, retirando as decorações do preparador, quase que dava um “lobo em pele de cordeiro”.

Volkswagen Polo GTI BR-Performance