Notícias ID. Buzz. Volkswagen antecipa novo “Pão de Forma” com primeira imagem

Fotos-espia

ID. Buzz. Volkswagen antecipa novo “Pão de Forma” com primeira imagem

Está para breve a revelação da "Pão de Forma" do séc. XXI, o Volkswagen ID.Buzz. O novo modelo foi antecipado pela marca alemã durante a apresentação do novo ID.5.

Volkswagen ID.Buzz

A revelação aconteceu durante a apresentação, ontem, dos novos ID.5 e ID.5 GTX: a Volkswagen mostrou pela primeira vez a versão final do ID.Buzz, a “Pão de Forma” para o séc. XXI, 100% elétrica.

Como podemos ver na imagem em destaque, no entanto, ainda estava «vestido» com uma colorida camuflagem, mas é, por agora, a visão mais detalhada que temos de um dos membros da crescente família ID. que mais curiosidade tem gerado.

A revelação final do novo ID.Buzz deverá estar para breve, com a comercialização planeada para 2022 e é o primeiro ID. a ser disponibilizado tanto como veículo de passageiros, como veículo de carga — as fotos-espia que publicámos em junho passado já o mostravam.

VEJAM TAMBÉM: Audi Q6 e-tron deixa-se «apanhar» em novas fotos-espia

O que esperar do ID.Buzz?

Esta reinterpretação contemporânea da Type 2, a “Pão de Forma”, além de assumir o papel de MPV e veículo comercial (com várias configurações previstas em número de lugares), também terá uma carroçaria adicional, mais longa, ainda que só a devamos ver em 2023.

Como todos os ID. que conhecemos até agora, também a ID.Buzz assentará sobre a MEB, a plataforma específica para elétricos do Grupo Volkswagen, o que mostra o quão versátil é, servindo de base tanto a um pequeno familiar como o ID.3 até um veículo comercial de dimensão média como será uma das versões do ID.Buzz.

Tal como nos seus «irmãos», estarão disponíveis várias baterias que vão desde os 48 kWh até aos 111 kWh, esta última a maior alguma vez a equipar um modelo com base MEB. A autonomia estima-se que chegue até os 550 km (WLTP). Como já tinha sido confirmado antes, podemos equipar o ID.Buzz com painéis solares que darão até 15 km de autonomia.

Será lançado, primeiro, com apenas um motor elétrico montado atrás (tudo aponta que tenha 150 kW ou 204 cv de potência), mas prevê-se que também venha a ter variantes com dois motores e tração integral.

ID.Buzz, o táxi-robô

Além da aparição surpresa durante a apresentação do ID.5, recentemente foi novamente «apanhado» em fotos-espia, mas desta vez como um dos protótipos de testes para a futura frota de táxis-robô já anunciada pela Volkswagen.

A Volkswagen quer lançar a sua primeira frota de táxis-robô em 2025, na cidade de Munique, Alemanha e o ID.Buzz foi o veículo escolhido para essa missão.

Quando chegar, terá a capacidade de atingir o nível 4 em condução autónoma, ou seja, será considerado um veículo totalmente autónomo, mas que pode ainda ser conduzido por uma pessoa (continuará a ter volante e pedais).

O protótipo de testes está bastante «artilhado» no seu exterior, como podemos ver nestas fotos-espia, com inúmeros equipamentos necessários à condução autónoma. A tecnologia em si está a ser desenvolvida pela Argo AI, empresa que tem não só o Grupo Volkswagen como investidor, como também a Ford.

Os ID.Buzz táxi-robô, no entanto, serão colocados ao serviço da Moia, a marca de mobilidade do gigante alemão, como hoje já acontece com algumas Transporter convertidas para esse efeito.