Notícias Um Volkswagen Golf Country no século XXI? Provavelmente seria assim

Design

Um Volkswagen Golf Country no século XXI? Provavelmente seria assim

Numa era em que os SUV são cada vez mais populares, faria sentido voltar a haver um Volkswagen Golf Country para o século XXI?

Nikita Chuyko/Kolesa.ru

Lançado em 1989, o Volkswagen Golf Country Syncro, como que se antecipou ao fenómeno dos SUV compactos modernos que agora vemos a cada esquina.

Agora, 30 anos depois do lançamento do Golf Country Syncro, os SUV são mais populares do que nunca e por isso surge uma questão: poderia haver espaço para um novo Golf Country?

Para imaginar como poderia ser o Volkswagen Golf Country do século XXI a publicação russa Kolesa voltou a recorrer aos serviços do designer Nikita Chuyko, autor do render do BMW Série 3 Compact que te mostrámos há uma semanas.

VÊ TAMBÉM: À conversa com Klaus Bischoff. O «homem que manda» no design do Grupo Volkswagen

O que mudaria?

Ao contrário do que acontecia com o Volkswagen Golf Country original, a versão do século XXI seria bem menos radical, pelo menos a julgar pelo render que te mostramos — nada de pneu suplente na traseira ou “mata-vacas” na dianteira.

Mais alto que o Golf “convencional”, a variante Country apresentar-se-ia com várias proteções plásticas, pneus de perfil mais alto e indicados para circular por “maus caminhos” e barras no tejadilho.

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R

No entanto, os pormenores que mais se destacam neste rendering são os novos para-choques, ambos com proteções metálicas sendo que na dianteira há até… um guincho! Será que poderia vir com tração às quatro rodas como o original?

É que, apesar de esteticamente apelativo, se for como outros pequenos familiares de “calças arregaçadas”,  com tração apenas às rodas dianteiras, perfilar-se-ia como o concorrente ideal para o Ford Focus Active.

De qualquer forma, e até sendo um interessante exercício, é pouco provável que um novo Volkswagen Golf Country venha a existir. Afinal de contas, se há coisa que não falta na gama Volkswagen hoje em dia são SUV. O T-Roc produzido em Palmela acaba por desempenhar uma função na gama muito semelhante àquela que caberia ao Golf Country.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira da Volkswagen Passat Variant GTE?