Notícias Volta BMW Série 3 Compact, estás perdoado

Design

Volta BMW Série 3 Compact, estás perdoado

Numa altura em que o BMW Série 1 deixou de estar disponível com tração traseira, esta montagem mostra-nos como poderia ser um hipotético BMW Série 3 Compact.

Nikita Chuyko/Kolesa.ru

Talvez já não te lembres, mas antes de surgir o BMW Série 1 em 2004, o papel de modelo mais compacto da gama da marca bávara cabia ao BMW Série 3 Compact.

Ao longo de duas gerações, o modelo baseado no Série 3 (um mix de componentes do E30 e E36 na primeira geração, e derivado do E46 na segunda) concorreu com modelos como o Audi A3 no segmento dos compactos premium destacando-se pelo facto de contar com tração traseira e apenas carroçaria de três portas.

A publicação russa Kolesa.ru dá-nos um vislumbre de como seria um BMW Série 3 Compact na atualidade, numa altura em que os modelos mais compactos da BMW são “tudo à frente”.

VÊ TAMBÉM: O próximo BMW M2 (G87). Será assim o «rei do drift»?
BMW Série 3 Compact
Nikita Chuyko/Kolesa.ru

O que mudaria?

Tal como no passado, a plataforma seria a mesma do Série 3 contemporâneo, mantendo-se a distância entre eixos e o longo capot debaixo do qual o motor continua em posição longitudinal.

Assim sendo, a grande diferença surge na secção posterior, onde a traseira surge encurtada, mas mantém as óticas traseiras da variante sedan.

Já na dianteira, e ao contrário do que aconteceu com a segunda geração do BMW Série 3 Compact, os faróis adotados são idênticos aos da restante gama.

VÊ TAMBÉM: Para além do duplo rim XXL. Testámos o BMW 745e, o Série 7 híbrido plug-in

Seria possível?

Apesar de os renders até serem apelativos, a verdade é que, até tendo em conta o mercado de hoje em dia, a probabilidade de voltarmos a ter um BMW Série 3 Compact é praticamente nula.

É que não só a BMW conta já com um modelo compacto, o Série 1, como a preferência dos compradores pelos SUV parece afastar qualquer tipo de interesse da marca bávara em desenvolver um modelo deste género.

VÊ TAMBÉM: Quatro propostas alternativas para o design do Golf GTI MK8

E tu, achas que o BMW Série 3 Compact deveria regressar? Deixa-nos a tua opinião nos comentários.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece