Notícias Quatro propostas alternativas para o design do Golf GTI MK8

Design

Quatro propostas alternativas para o design do Golf GTI MK8

A revelação do novo Volkswagen Golf GTI (e também GTE e GTD) não teve a receção mais acolhedora entre alguns designers. Fiquem com as suas alternativas.

Volkswagen Golf GTI

É impossível agradar a “gregos e troianos” e entre os designers não é diferente. Depois da apresentação da oitava geração do Golf em Portugal no final do ano passado, a Volkswagen revelou já este ano as versões mais apimentadas do seu best-seller: Golf GTI, Golf GTE e Golf GTD.

No entanto, para muitos, soube a pouco… E não foi pelas especificações do novo hot hatch, mas sobretudo pelo seu aspeto, tendo em conta a aprovação generalizada granjeada pela anterior geração.

Designers sendo designers não iriam ficar quietos. Armados com o Photoshop deram largas ao talento para nos dar a sua visão do que seria, para eles, o ideal Golf GTI para esta nova geração. Mas ainda antes de as conhecermos, a Volkswagen publicou novas imagens do GTI (e dos GTD e GTE), equipado com novas e mais atrativas jantes.

VÊ TAMBÉM: GTI, GTD e GTE. Volkswagen leva os Golf mais desportivos a Genebra

As antevisões

Ainda antes de se conhecer o novo Volkswagen Golf GTI, após a revelação do modelo “regular” não foi preciso esperar muito para ver as primeiras previsões sobre como seria a nova iteração do hot hatch.

Kolesa.ru é conhecida por publicar projeções de futuros modelos, sempre com a assinatura de , e a sua previsão sobre como seria o Golf GTI não foi exceção. Curiosamente não difere muito do modelo final, com algumas exceções: a ausência do elemento decorativo que parece contornar a abertura inferior, e o conjunto de luzes (nevoeiro?) compostas por cinco elementos separados e integrados nessa abertura.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI, previsão da Kolesa.ru

O conhecido autor do blog X-Tomi Design também não perdeu tempo em mostrar a sua visão do futuro GTI.

Também ele baseou-se no desenho do para-choques do Golf “regular”, mas deu-lhe um novo tratamento, ao qual adicionou duas discretas entradas de ar, uma de cada lado, posicionadas acima da entrada de ar inferior — uma solução “gráfica” a meio caminho da que acabámos por ver no Golf GTI de produção.

Volkswagen Golf GTI X-Tomi Design

As duas antevisões do que seria o Golf GTI surgem mais simples e assertivas em aparência do que a versão de produção, mas será que também o são mais apelativas, ou mais apropriadas ao GTI?

A NÃO PERDER: Volkswagen Golf GTI TCR em vídeo. O melhor GTI de sempre?

Mudemos mais, muito mais…

The Sketch Monkey, designer do qual já publicámos vários trabalhos expressou de forma mais clara o seu desagrado sobre a aparência do novo Volkswagen Golf GTI.  As suas críticas concentram-se na dianteira, que ele considera ter ruído visual em excesso. As alterações que propõe vão no sentido de garantir um estilo mais confiante e “fun”, que sempre foram a imagem de marca do GTI.

Inspirado pelo Golf R32 (4ª geração), considerado por si o mais bonito dos “GTI” (apesar de não ser um GTI), ele vai mais longe que as antevisões acima e aproveita para “endireitar” a frente do novo Golf — ele não concorda com a dianteira abaulada que faz com que o conjunto grelha/faróis fique numa posição mais baixa. Ao elevar um pouco toda essa área, reduz o desconfortável abaulamento.

Compare-se o antes e o depois, para se ter noção das alterações efetuadas — como sempre há também um vídeo com as suas justificações e processo, é só seguir esta ligação…
Volkswagen Golf GTI, The Sketch MonkeyVolkswagen Golf GTI, The Sketch Monkey

Por fim, a visão mais radical, e também mais nostálgica sobre o novo Volkswagen Golf GTI. Novamente pela publicação russa Kolesa.ru, como é que ele seria caso adotasse um estilo retro? É o que podemos ver na proposta abaixo:

Volkswagen Golf GTI retro Volkswagen Golf GTI retro

Na dianteira podemos ver óticas duplas circulares, inspiradas pela primeira e segunda geração do Golf. Na traseira também vemos óticas distintas, inspiradas pelas óticas horizontais da primeira geração do Golf, o que garante um look totalmente distinto ao best-seller alemão. Estará o futuro do desenho do Golf… no passado?

VÊ TAMBÉM: Designer vai à procura das proporções perdidas do Toyota GR Supra

Qual a tua opinião? Achas que estas soluções melhoram ou não o novo Volkswagen Golf GTI e qual destas é a tua preferida? Deixa a tua opinião na caixa de comentários.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.