Branded Content Praias secretas em Portugal. Pequenos paraísos acessíveis de carro

patrocinado Continental

Hit The Road

Praias secretas em Portugal. Pequenos paraísos acessíveis de carro

No quinto episódio do Hit The Road, o Guilherme parte à procura das praias secretas de Portugal.

“Hit The Road” é a série da Razão Automóvel em parceria com a Continental, onde nos fazemos à estrada para mostrar o melhor de Portugal. Neste episódio, provamos que nem sempre é preciso um veículo «todo o terreno» para encontrar as praias secretas ou menos acessíveis em Portugal.

Há tanto para explorar ao longo da costa portuguesa que vale a pena sair do asfalto. Desta vez fomos até ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mas a viagem vai continuar:

Recordamos que em cada episódio desta série, protagonizada pelo Diogo Teixeira e pelo Guilherme Costaa Continental vai ofercer um conjunto completo de pneus.

Como participar?

Para participar basta ir ao website da Continental e responder de forma criativa ao seguinte desafio:

Referindo o nome de um dos pneus Continental presentes neste episódio e o nome da costa que o Guilherme visitou, digam-nos por que razão deve ganhá-los.

Terão de preencher um formulário, submetendo o vosso e-mail para se habilitarem a ganhar. Têm até às 23h59 do dia 27 de agosto para participar.*

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel De São Torpes a Porto Covo. Uma estrada que merece ser feita devagar.

As praias no SW Alentejano e Costa Vicentina

No quinto episódio da série Hit The Road, abandonamos o asfalto e partimos à aventura para mostrar alguns locais que não aparecem nos guias tradicionais.

Praias secretas ou menos acessíveis que garantem mais sossego que as praias convencionais.

Limitámo-nos às primeiras dezenas de quilómetros do SW Alentejano e Costa Vicentina, partindo da cidade de Sines em direção a Vila Nova de Milfontes.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel Num próximo episódio continuaremos a rumar em direção a sul.

Teria sido mais fácil fazer este episódio num veículo «todo o terreno», mas quisemos mostrar que — com as devidas precauções — o nosso veículo do quotidiano pode ser o parceiro perfeito para escapar às limitações do asfalto.

A nossa primeira paragem foi na Baía de Porto Covo. Este foi o nosso primeiro ponto de saída do asfalto em direção à primeira «praia secreta» e à praia do Sissal.

A pouco metros destas praias, encontramos um local de paragem obrigatória para quem não dispensa o registo fotográfico. Neste local, a estrada tem encontro marcado com a Ilha do Pessegueiro. A paragem vale a pena.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel

Dizem-nos os guias que a forma mais fácil de chegar a Vila Nova de Mil Fontes é por asfalto. Mas as vistas não são tão boas. Sigam o nosso conselho e partam para fora de estrada a partir da Ilha do Pessegueiro.

A paragem em Vila Nova de Mil Fontes é obrigatória. Apesar de já não ter a pacatez de outrora, esta vila ainda preserva uma parte do seu charme. Quanto mais nos aproximamos do rio Mira e do oceano que banha esta localidade alentejana, mais Vila Nova de Mil Fontes nos abraça.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel

É precisamente depois de Vila Nova de Mil Fontes que encontramos uma das praias mais interessantes da nossa viagem: a Praia do Brejo Largo. O título praia secreta de Portugal não lhe assenta bem, mas como é de difícil acesso, são poucos aqueles que a frequentam.

Nesta ligação têm o caminho quase completo até à Praia do Brejo Largo. Quando chegarem ao final do trajeto, sigam a estrada mais à direita. Existem algumas zonas de areia, que exigem cuidado, mas todas elas superáveis.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel

Mas com tantos quilómetros percorridos, aproveitem o melhor que estas viagens têm para oferecer: as paisagens e os momentos com amigos ou família. É desta matéria que as melhores recordações são feitas.

Pneus CrossContact da Continental

Para este episódio do Hit the Road, selecionámos a gama CrossContact da Continental. É a gama de pneus indicada para quem não quer ficar pelo asfalto.

Todos os pneus desta gama são considerados pneus de estrada, mas possuem algumas características de pneus todo o terreno para utilizações ocasionais.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel Quanto maior a percentagem, mais essas características são evidentes.

O CrossContact RX (90:10) foi desenvolvido para oferecer uma condução mais confortável e silenciosa, o que o torna a escolha ideal para quem procura um pneu para estradas asfaltadas e ocasionalmente (10% do tempo) utilização em todo o terreno ligeiro.

O CrossContact H/T (80:20) oferece uma tração ainda melhor em utilização todo o terreno ligeiro, ao mesmo tempo que tem um bom desempenho em estrada. Portanto é a melhor opção para quem circula 20% do tempo em todo o terreno ligeiro.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel

É com o CrossContact ATR (70:30) que podemos começar a pensar em todo o terreno mais aplicado. Um produto recomendado para pessoas que procuram versatilidade e robustez, sem prejudicar o conforto.

Finalmente, o ContiCrossContact AT (50:50) é o pneu de alto desempenho para terrenos mais duros, com telas reforçadas para maior segurança. Além disso, possui elevada resistência à aquaplanagem tornando-o um pneu seguro mesmo para estrada.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel Por maus caminhos? Sempre que possível, claro.

Sobre o Skoda Enyaq Coupé RS

Neste episódio, o nosso «parceiro» para encontrar praias secretas em Portugal foi o Skoda Enyaq Coupé RS. Um 100% elétrico com 299 cv de potência e tração integral.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel

Apesar da rede de carregadores elétricos no Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina não ser a melhor — para não dizer inexistente —, a autonomia nunca foi um problema. Graças à bateria de 77 kWh pudemos sair de estrada sem receio.

Hit The Road Episódio 5
© Razão Automóvel

No total, cumprimos mais de 800 km para gravar este episódio do Hit The Road, tendo parado apenas duas vezes para carregar. Quanto ao conforto, este esteve sempre assegurado pelas suspensões adaptativas que equipam este modelo.

Os preços da gama Skoda Enyaq Coupé começam nos 50 799 euros. Pode configurar um Enyaq Coupé no website da marca.

*Regulamento de participação do passatempo disponível no website da Continental.