Notícias Porsche Holding já controla operação da Volkswagen, Audi e Skoda em Portugal

Mercado

Porsche Holding já controla operação da Volkswagen, Audi e Skoda em Portugal

Após um longo período de negociações, a SIVA, importadora portuguesa das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley passou finalmente para as mãos da Porsche Holding Salzburg (PHS). Primeiro objetivo? Vender mais de 30 000 carros/ano até 2021.

Porsche Holding Salzburg SIVA

A Porsche Holding Salzburg (PHS), a maior empresa de distribuição automóvel da Europa, adquiriu, no passado dia 15 de outubro, a Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA), assumindo assim a responsabilidade pelas marcas de automóveis ligeiros Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, ŠKODA, Bentley e Lamborghini para o mercado português.

Nesta operação também a SOAUTO, a empresa de retalho automóvel da SIVA, com 11 pontos de venda em Lisboa e Porto, passou a fazer parte da PHS.

“Depois de uma longa negociação, que durou quase dois anos e que levou a uma grande incerteza, é com enorme orgulho que firmamos esta aquisição”, adiantou Hans Peter Schützinger, presidente do conselho de administração da PHS, em conferência de imprensa, salvaguardando um dado muito importante para os 650 funcionários da SIVA e SOAUTO: “contamos com todos os colaboradores da empresa”.

VÊ TAMBÉM: As razões por detrás do novo logótipo da Volkswagen
porsche holding Portugal
Hans Peter Schützinger (ao centro à esquerda) foi o responsável pela apresentação dos novos quadros de gestão da SIVA.

Regresso aos bons resultados

Até 2022, a PHS pretende que a SIVA volte a vender mais de 30 mil automóveis novos por ano. Um número que é, na prática, o volume que a SIVA representava no mercado automóvel até 2017.

Pedro de Almeida, Managing Diretor da SIVA, e cuja função é partilhada com Viktoria Kaufmann, admite que o objetivo das 30 mil unidades/ano é para ser alcançado no médio prazo, e que as ambições da marca vão mais além.

Temos agora todas as condições para colocar a nossa organização novamente na senda do progresso.

Viktoria Kaufmann, que como referimos partilha a liderança da SIVA com Pedro de Almeida, reforçou esse sentimento: “A força financeira da PHS dá-nos a oportunidade de iniciar um novo capítulo para a SIVA em Portugal […]. Para nós, o foco está na estratégia de crescimento económico, sustentável e de longo prazo para toda a organização.”

Viktoria Kaufmann SIVA
Viktoria Kaufmann adquiriu experiência internacional em gestão da distribuição automóvel na PHS e, mais recentemente, trabalhou como Managing Director na Colômbia.

Viktoria Kaufmann adquiriu experiência internacional em gestão da distribuição automóvel na PHS e, mais recentemente, trabalhou como Managing Director na Colômbia.

A forma como as marcas da SIVA vão regressar aos bons resultados também foi detalhado. “Será um crescimento orgânico, através da estratégia, do preço e do marketing do grupo […]. Pretendemos reposicionar as quotas de mercado para o nível que as nossas marcas merecem”, afirmou o executivo português.

Pedro de Almeida Managing Director da SIVA
Pedro de Almeida, Managing Director da SIVA desde 2017, foi reconduzido no cargo.

Relativamente ao mercado dos rent-a-car, que no mercado nacional representa 30% do volume de vendas, a palavra de ordem é risco controlado. “Queremos maximizar o valor residual das nossas marcas, que é um dos seus ativos mais importantes […] e aproveitar da melhor forma a nossa rede concessionários”.

VÊ TAMBÉM: ID.3. O início de uma nova era para a Volkswagen (vídeo)

20 milhões de investimento na SIVA

Rainer Schroll, Administrador Executivo responsável pelo retalho da PHS, deu ênfase à importância do setor de retalho e anunciou o investimento, nos próximos anos, de mais de 20 milhões de euros no desenvolvimento e modernização do retalho na vertente de instalações e de aposta no digital.

Vamos construir novas instalações em Lisboa, que demonstram a seriedade com que encaramos este novo compromisso em Portugal. E não esqueceremos a importância da digitalização para o futuro do retalho automóvel.

A responsabilidade como Managing Director pelo retalho da SOAUTO continuará a ser assumida por José Duarte, em conjunto com Mario De Martino, cuja experiência comercial também começou na PHS, tendo sido, mais recentemente, Diretor Financeiro no Chile.

SOAUTO
Da esquerda para a direita, Mario De Martino e José Duarte, os dois responsáveis pela gestão da SOAUTO.

Quem é a Porsche Holding Salzburg?

A Porsche Holding Salzburg (PHS), a maior empresa de distribuição automóvel da Europa e é desde 2011, uma das subsidiárias da Volkswagen AG. Uma empresa cuja sua atividade teve início há 70 anos, com a importação de automóveis Volkswagen na Áustria.

Porsche Holding Salzburg
A história da Porsche Holding Salzburg foi várias vezes evocada durante a apresentação da “nova” SIVA.

Com a aquisição da SIVA, a PHS passa a representar mais de 468 concessionários em todo o mundo. As suas operações estendem-se pela Europa, América do Norte e América do Sul. O ano passado o volume de faturação da PHS foi de 20,4 mil milhões de euros, graças a transação de um total de 960 000 automóveis em todo o mundo.

VÊ TAMBÉM: Este é o primeiro Porsche Taycan em Portugal. Mais 250 estão a caminho…

Recordamos que a PHS adquiriu a SIVA à SAG, de João Pereira Coutinho, no final de abril, pelo valor de um euro. Nesta altura a empresa austríaca assumiu a dívida da SIVA, que obteve um perdão de 100 milhões de euros junto da banca. Atualmente, a SIVA e a SOAUTO empregam 650 pessoas, tendo sido ambas integradas pela PHS, a qual irá beneficiar da experiência da equipa de gestão existente.

SIVA Azambuja
As instalações da SIVA na Azambuja. Tem capacidade para armazenar 9000 carros e suporta um fluxo de até 50 000 carros/ano.