Notícias O regresso do “tijolo voador”. Volvo 850 R a fundo na Autobahn

Arranque a Frio

O regresso do “tijolo voador”. Volvo 850 R a fundo na Autobahn

Esta carrinha Volvo 850 R modificada foi à Autobahn e não desiludiu: acelerou bem para lá dos 260 km/h que estão marcados no quadrante.

Volvo 850 R autobahn

Os anos passam mas a Volvo 850 R continua a ser uma das carrinhas mais marcantes de sempre.

Desenvolvida com uma ajudinha da Porsche, a 850 R era animada por um motor turbo de cinco cilindros em linha, com 2,3 litros de capacidade, que produzia 250 cv e 350 Nm.

Mas o exemplar que aqui vos mostramos tem um turbo de maiores dimensões e viu a potência crescer até aos 480 cv. E bastou uma ida à Autobahn para percebermos que este cinco cilindros continua vivo e de (muito) boa saúde:

A NÃO PERDER: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R

Neste video, cortesia do canal de YouTube AutoTopNL, é impressionante a facilidade com que vemos este “tijolo voador” a acelerar dos 200 km/h em diante, com a velocidade máxima a estar fixada bem acima dos 260 km/h assinalados no quadrante.

A velocidade a que o ponteiro do velocímetro sobe é notável, sobretudo se tivermos em conta que esta “super carrinha” sueca já soma 25 anos de idade. Mas continua em grande forma. Disso ninguém tem dúvidas.

Recorde-se que de série a Volvo 850 R — equipada com uma caixa manual de cinco relações (também havia uma automática de quarto velocidades) — cumpria o sprint dos 0 aos 100 km/h em 6,7s e alcançava os 255 km/h de velocidade máxima… limitada!


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebem o vosso café ou ganham coragem para começar o dia, fiquem a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volvo 480?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!