Notícias Quando o Suzuki Jimny «crescer» quer ser um destes carros de rali

Tuning

Quando o Suzuki Jimny «crescer» quer ser um destes carros de rali

Lancia Delta Integrale ou Renault 5 Turbo? Agora já é possível escolher qual a identidade de carro de rali que queremos dar ao Suzuki Jimny.

Suzuki Jimny "Delta Integrale" e "R5 Turbo"
© DAMD

Depois de ser transformado num «mini» Mercedes-Classe G e num pequeno Land Rover Defender, o Suzuki Jimny acaba de ganhar genes de ralis, mostrando, uma vez mais, que é um dos modelos mais versáteis da atualidade.

Graças ao engenho e à criatividade da «casa» de tuning japonesa DAMD, o Jimny presta homenagem a dois autênticos ícones dos ralis, o Lancia Delta Integrale e o Renault 5 Turbo.

Ambas as criações serão apresentadas ao público, no Tokyo Auto Salon, no Japão, que abre portas no dia 12 de janeiro de 2024.

Suzuki Jimny 2024 perfil Renault 5 Turbo
© DAMD Jimny ou R5 Turbo?

Jimny com sotaque francês

Tal como o Renault 5, o Suzuki Jimny também é versátil, prático e muito compacto. Talvez por isso os japoneses da DAMD tenham pensado que seria o candidato perfeito para recuperar a essência do Renault 5 Turbo, que somou vários triunfos nos ralis, alguns deles no nosso país.

Neste Jimny destacam-se os faróis dianteiros, no mesmo formato do ícone francês, e a grelha do radiador, que parecer ter sido «roubada» ao pequeno hatchback. Já na traseira salta à vista o spoiler que vai buscar inspiração ao do Renault 5 Turbo.

De perfil, destaque para o autocolante que diz “non turbo, ou não turbo”, numa referência ao motor naturalmente aspirado do Jimny, e para as jantes brancas da OZ Racing que gritam “ralis”.

Por falar em jantes, elas também estão disponíveis na outra criação que aqui vos trazemos e que tem como inspiração outro ícone dos ralis, o Delta Integrale.

Um Deltona japonês?

A grelha do radiador e os faróis dianteiros não enganam: este Suzuki Jimny é inspirado no Lancia Delta Integrale e ficou muito mais agressivo.

Suzuki Jimny 2024 Lancia Delta Integrale
© DAMD

A essência do modelo italiano foi capturada na íntegra pela DAMD, nem faltando os faróis de nevoeiro amarelos na secção inferior do para-choques, além de termos um spoiler gigantesco na traseira e uma decoração exterior que combina uma pintura em vermelho com três listas (duas brancas e uma preta) que atravessam longitudinalmente toda a carroçaria.

Infelizmente, nem nesta versão Lancia Delta Integrale nem na do Renault 5 Turbo o Suzuki Jimny sofreu alterações mecânicas. O mesmo é dizer que continua a estar disponível apenas com as motorizações que traz de fábrica.

No mercado interno, no Japão, o Jimny está disponível com um pequeno motor turbo de três cilindros com 658 cm3, que entrega 64 cv de potência e 96 Nm de binário máximo.

Fora do país do sol nascente o Jimny apresenta-se com um motor naturalmente aspirado, com 1,5 l de capacidade e quatro cilindros, que oferece 102 cv e 130 Nm. E foi precisamente nesta configuração que protagonizou um ensaio em vídeo no canal de YouTube da Razão Automóvel:

Em 2024 a grande novidade para o Suzuki Jimny será a chegada de uma inédita variante 100% elétrica.