Notícias Novo Toyota Land Cruiser 300 ganha versão GR Sport, mas o foco não está no asfalto

Apresentação

Novo Toyota Land Cruiser 300 ganha versão GR Sport, mas o foco não está no asfalto

Com uma nova geração, o Toyota Land Cruiser 300 tem no GR Sport a sua versão superlativa, mas o foco não está na performance no asfalto.

Toyota Land Cruiser

Destinado a mercados como o Médio Oriente ou a Rússia, o novo Toyota Land Cruiser 300 apesar de ser um SUV de grandes dimensões e vir com um chassis de longarinas e travessas, nem por isso deixou de ter direito a uma versão GR Sport.

Ao contrário do que é habitual, esta não se foca em incrementar a performance no asfalto, mas sim em melhorar as aptidões do modelo nipónico fora de estrada. Visualmente é fácil identificar o mais focado dos Land Cruiser 300.

kit de carroçaria que este recebeu deu-lhe um visual mais agressivo, jantes de 18”, proteções da carroçaria e dá a percepção de que até pode incrementar os ângulos específicos para todo o terreno da proposta nipónica.

A NÃO PERDER: A Toyota vai voltar a produzir peças do Land Cruiser 40, até motores!
Toyota Land Cruiser GR Sport

Suspensão é o “segredo”

Mas há mais. Equipado com um 3.5 l V6 biturbo com 415 cv e 650 Nm a gasolina ou um 3.3 l V6 biturbo a gasóleo com 309 cv e 700 Nm (ambos acoplados a uma caixa automática de 10 velocidades), o Land Cruiser 300 GR Sport vê as aptidões todo o terreno potenciadas graças ao recurso a bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro.

Ainda assim, é no capítulo da suspensão que o jipe japonês conta com as maiores novidades: o sistema E-KDSS (Electronic-Kinetic Dynamic Suspension System). Controlada eletronicamente, esta suspensão recorre a amortecedores ajustáveis e ajusta de forma automática e independente as barras estabilizadoras dianteira e traseira.

Desta forma o sistema reage às “condições” que cada roda enfrenta, ajustando a articulação da suspensão. Segundo a Toyota, este sistema melhora “o desempenho em estrada a média e alta velocidade”. Mas ao mesmo tempo, as aptidões todo o terreno saem beneficiadas, como podem ver no vídeo que aqui vos deixamos:

O novo Land Cruiser 300

Mais recente capítulo de uma história que começou há já 70 anos, o Toyota Land Cruiser 300 traz consigo, nesta nova geração, muitas novidades.

É verdade que continuamos a contar com um chassis de longarinas e travessas — não é a solução mais sofisticada, mas ainda é a solução mais robusta e adequada para o uso pretendido —, com o Land Cruiser 300 a recorrer à nova plataforma GA-F, mais uma “filha” da TNGA, a arquitetura global que serve todas as plataformas da Toyota.

O que permitiu incrementar a rigidez estrutural em 20%, e reduzir a massa do Land Cruiser em 200 kg, além de também contar com um centro de gravidade mais baixo.

LEIAM TAMBÉM: Toyota Dyna nacional já percorreu 1 milhão de quilómetros

Com muito mais tecnologia, um interior em linha com o das mais recentes propostas da Toyota (onde se destaca o ecrã central que pode ir até às 12,3”) e duas motorizações (as mesmas que equipam a versão GR Sport), o novo Toyota Land Cruiser 300 — o primeiro Land Cruiser SW desde o 200 lançado em 2007 — não deverá vir para a Europa.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?