Notícias Toyota GR Yaris Rally1 revelado. O sucessor do campeão do WRC

Apresentação

Toyota GR Yaris Rally1 revelado. O sucessor do campeão do WRC

Sucessor do bem-sucedido Yaris WRC, o Toyota GR Yaris Rally1 já foi revelado, marcando a entrada da marca japonesa na era híbrida dos ralis.

Toyota GR Yaris Rally1

Depois de na semana passada termos conhecido o Hyundai i20 N Rally1, foi a vez da Toyota dar a conhecer a sua «arma» para a era híbrida dos ralis: o Toyota GR Yaris Rally1.

Testado «em segredo» em Portugal durante a primavera passada, o GR Yaris Rally1 tem a «responsabilidade» de substituir o bem-sucedido Yaris WRC, um carro que há três anos consecutivos tem definido o campeão entre os pilotos e que no ano passado levou a Toyota ao título de construtores.

Ao contrário do seu antecessor, o GR Yaris Rally1 baseia-se na atual geração do modelo nipónico, mais precisamente no muito desejado GR Yaris que já tivemos oportunidade de colocar à prova.

A NÃO PERDER: Toyota GR GT3 Concept tem futuro nas pistas, mas terá também como desportivo?

É mais «simples», mas nem parece

Em linha com os novo regulamentos da categoria Rally1, o Toyota GR Yaris Rally1 apresenta uma aerodinâmica menos complexa. Contudo, quando olhamos para a proposta da Toyota para os ralis a verdade é que os apêndices aerodinâmicos continuam a fazer-se notar e a captar atenções.

Como é óbvio a maior novidade passou pela adoção de um grupo propulsor híbrido que «casa» o 1.6 l turbo que já conhecíamos, com cerca de 380 cv, com um motor-gerador elétrico que oferece 100 kW (136 cv) em aceleração e é alimentado por uma bateria de 3,9 kWh.

A juntar a tudo isto o regulamento impôs a adoção de uma suspensão e transmissão mais simples (voltou a transmissão mecânica e o diferencial ativo central desapareceu) e ainda de um depósito de combustível simplificado ao nível da forma.

Os pilotos

No total a Toyota vai fazer alinhar nesta temporada do WRC quatro GR Yaris Rally1.

Estes serão pilotados por Sébastien Ogier que vai participar em apenas algumas provas; Elfyn Evans; Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta, cujo GR Yaris Rally1 será inscrito pela recém-criada Toyota Gazoo Racing World Rally Team Next Generation.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?