Notícias GR Yaris Rally1. Vejam e oiçam a nova máquina da Toyota para o WRC

WRC 2022

GR Yaris Rally1. Vejam e oiçam a nova máquina da Toyota para o WRC

Em 2022 entram em cena os Rally1, a nova categoria de topo do WRC. O Toyota GR Yaris Rally1 já está em intenso programa de testes.

Toyota GR Yaris Rally1 Ver vídeo

O Toyota GR Yaris Rally1 é a nova “arma” do construtor japonês para o WRC (Campeonato Mundial de Ralis) de 2022, tomando o lugar do atual Yaris WRC.

Por baixo da sua carroçaria radical — agora mais em linha com a do GR Yaris — esconde-se uma das maiores novidades para a próxima temporada do WRC: a introdução de grupos motrizes híbridos que farão parte da categoria Rally1, a de topo do WRC.

Os novos Rally1, apesar de no próximo ano continuarem a fazer uso dos mesmos quatro cilindros com 1,6 l turbo deste ano, serão complementados por um motor elétrico de 100 kW (136 cv de potência) e 180 Nm. Este será alimentado por uma bateria de 3,9 kWh e, tal como o motor, é protegido por uma “caixa” fechada em fibra de carbono perto do eixo traseiro.

VEJAM TAMBÉM: Rally1. As máquinas de rali híbridas que vão tomar o lugar dos World Rally Car (WRC)
Toyota GR Yaris Rally1

Além da componente elétrica, os novos Rally1 destacam-se por uma nova gaiola de segurança e por serem, em parte, mais simples do que os anteriores WRC, tanto ao nível da transmissão como suspensão. Terão ainda um depósito de combustível simplificado ao nível da forma e o número de peças partilhadas entre eles também será maior.

Além do Toyota GR Yaris Rally1, também a Ford (com a M-Sport) mostrou recentemente o Puma Rally1 no Goodwood Festival of Speed, e a Hyundai também marcará presença com uma nova máquina para o ano.

O Toyota GR Yaris Rally1, como podem ver no vídeo em destaque, publicado pelo canal RFP Production, já se encontra em intenso programa de testes, neste caso com o piloto finlandês Juho Hânninen aos seus comandos.

VEJAM TAMBÉM: Razão Automóvel nomeada para os «Óscares dos Automóveis» 2021

Já durante o Rali de Portugal, ocorrido em maio passado, o GR Yaris Rally1 tinha dado um primeiro “ar de sua graça”, como podem ver abaixo: