Notícias i20 N Rally1: eis a nova «arma» da Hyundai para os ralis

Apresentação

i20 N Rally1: eis a nova «arma» da Hyundai para os ralis

O Hyundai i20 N Rally1 é o primeiro carro da nova categoria rainha do WRC a ser revelado sem qualquer tipo de camuflagem.

Hyundai i20N Rally1

Depois de já termos visto o Ford Puma Rally1 e o Toyota GR Yaris Rally1 camuflados, o Hyundai i20 N Rally1 fez hoje história ao tornar-se no primeiro carro da nova categoria de topo do WRC a ser totalmente revelado, adiantando-se aos rivais que deverão ser conhecidos a 15 de janeiro.

Ao contrário do seu antecessor, e tal como se esperava, o novo i20N Rally1 baseia-se na nova geração do Hyundai i20, mais precisamente no muito elogiado i20N que já tivemos oportunidade de testar.

Face ao modelo de estrada, o carro de ralis recebeu um vistoso kit aerodinâmico, contando com uns massivos alargamentos das cavas das rodas dianteiras e traseiras, novos para-choques, uma saída de escape central e uma enorme asa traseira. Já o esquema de cores não difere muito do usado até agora pela Hyundai no WRC.

A NÃO PERDER: Skoda RE-X1 Kreisel. O Skoda Fabia de ralis elétrico com 354 cv
Hyundai i20N Rally1

Os Rally1

Responsáveis pela chegada da tecnologia híbrida aos troços do WRC, os Rally1 mantiveram-se fiéis aos quatro cilindros com 1,6 l turbo usados até agora, mas viram-nos complementados por um motor elétrico de 100 kW (136 cv de potência) e 180 Nm, «alimentado» por uma bateria de 3,9 kWh.

Num esforço para controlar os custos, os carros da categoria Rally1 contam com uma suspensão e transmissão mais simples que as usadas pelos antigos WRC e com um depósito de combustível simplificado ao nível da forma. Por fim, o número de peças partilhadas entre eles também é maior. Destaque ainda para a nova gaiola de segurança.

Hyundai i20N Rally1

Nas hostes da Hyundai as expectativas em volta do novo carro são altas, com Scott Noh, presidente da Hyundai Motorsport, a revelar-se confiante de que este carro terá capacidade para permitir à marca sul-coreana disputar o seu terceiro título de construtores e ainda o troféu de pilotos.

LEIAM TAMBÉM: Para se fazer ouvir, o Opel Corsa-e Rally usa altifalantes de… navios

E por falar em pilotos, em 2022 a equipa da Hyundai vai contar com os serviços de Thierry Neuville e Ott Tanak (ambos a tempo inteiro), enquanto um terceiro i20N Rally1 será «partilhado» por Oliver Solberg e Dani Sordo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?