Notícias Skoda RE-X1 Kreisel. O Skoda Fabia de ralis elétrico com 354 cv

Desporto automóvel

Skoda RE-X1 Kreisel. O Skoda Fabia de ralis elétrico com 354 cv

Baseado no Skoda Fabia Rally2 evo, o Skoda RE-X1 Kreisel é o resultado do esforço conjunto de quatro empresas e está pronto a competir.

Skoda RE-X1 Kreisel

Era uma questão de tempo. Depois de o Opel Corsa-e Rally se ter tornado no primeiro carro elétrico de ralis, agora foi a vez de a Skoda Motorsport, em conjunto com a Skoda Austria, Kreisel Electric e Baumschlager Rallye & Racing, criar um carro de ralis elétrico baseado no Skoda Fabia Rally2 evo.

Conhecido como Skoda RE-X1 Kreisel, ainda é um protótipo, porém, já foi homologado pela Federação Austríaca de Automobilismo (ÖAMTC). Por essa razão este protótipo está pronto a correr no Campeonato de Ralis Austríaco.

Acerca deste protótipo, o diretor da Skoda Motorsport, Michal Hrabánek, afirmou: “é uma combinação excitante de tradicionalismo e de tecnologia orientada para o futuro (…) o carro oferece todas as possibilidades de configuração da última geração do Skoda Fabia Rally2 evo, mas com uma mecânica 100% elétrica”.

A NÃO PERDER: Skoda. Top-5 europeu até 2030 é a meta com base na eletrificação e digitalização
Skoda RE-X1 Kreisel

Uma transformação difícil

Como é óbvio, transformar o Fabia Rally2 evo num carro de ralis elétrico não foi tarefa fácil. Apesar de o processo não ter sido explicado de forma detalhada (nem se esperava que fosse, tratando-se de um protótipo de competição), a marca checa revelou que teve de proceder a alterações significativas na carroçaria e no chassis para acomodar as baterias de iões de lítio.

Com 52,5 kWh de capacidade estas tiveram de ser instaladas na posição mais baixa possível para beneficiar o centro de gravidade. O seu papel é “alimentar” um motor elétrico da Kreisel que debita 354 cv e 600 Nm. Para terem ideia, estes valores são superiores aos 291 cv e 425 Nm oferecidos pelo 1.6 l turbo que equipa o Fabia Rally2 evo de competição!

Dotado de uma suspensão revista, este Skoda RE-X1 Kreisel vai ainda fazer-se acompanhar por uma estação de carregamento específica com 200 kW de potência.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Skoda Scala?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Skoda Scala. TDI ou TSI, eis a questão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Skoda Scala. TDI ou TSI, eis a questão