Notícias Automobili Amos. Depois do Delta Futurista, o Delta Safarista para os ralis

Restomod

Automobili Amos. Depois do Delta Futurista, o Delta Safarista para os ralis

Depois do Delta Futurista, a Automobili Amos revelou o Delta Safarista, o "restomod" do Lancia Delta pensado para ralis.

Automobili Amos Delta Safarista

Uma espécie de mistura entre os Lancia Delta Integrale de ralis e os Delta que chegaram a correr no Rali Dakar (ainda se lembram deles com as cores da Trident?) o Delta Safarista é a mais recente proposta de restomod do icónico modelo transalpino.

Tal como o Delta Futurista, o Safarista é uma criação da Automobili Amos. Na sua base encontra-se um Delta Integrale 16v mas, verdade seja dita, pouco é partilhado entre ambos.

A carroçaria é nova, abdicando das portas traseiras e adotando um visual que parece inspirar-se no «monstro» Delta S4 que dominou o Grupo B, cortesia dos guarda-lamas alargados. A juntar a isto temos para-choques inspirados nos usados pelos Delta que correram o rali Safari, um proeminente spoiler traseiro e ainda as «obrigatórias» palas para-lamas.

A NÃO PERDER: Está confirmado. Lancia Delta vai regressar como 100% elétrico
Automobili Amos Delta Safarista

Previsivelmente, neste restomod da Automobili Amos, o Delta Safarista viu a sua carroçaria ser feita à base de fibra de carbono. Ora, se o Delta Futurista tem uma massa de cerca de 1250 kg, o Safarista não deve andar muito longe desse valor. Por fim, o interior foi reduzido ao mínimo indispensável.

O preço da exclusividade

Apesar de ter revelado imagens do Delta Safarista, a Automobili Amos não revelou quaisquer dados técnicos da sua mais recente criação.

Acerca do motor, revelou apenas que a animar este «Delta de ralis» estará um motor melhorado pela Autotecnica Motori, que também foram responsáveis pelo motor do Futurista.

Assim sendo, não nos admirávamos que debaixo do capô surgisse um motor 2.0 Turbo 16v com 330 cv de potência máxima. Afinal de contas, é já esse que equipa o Delta Futurista.

A transmissão está a cargo de uma caixa sequencial inspirada nas usadas em competição e as ligações ao solo são asseguradas por uma suspensão ajustável.

Limitado a 10 unidades, o Delta Safarista será produzido pela Podium Advanced Technologies (que já produz o Delta Futurista) e estará disponível pela «módica quantia» de 570 mil euros (sem impostos). Quanto à entrega das primeiras unidades, espera-se que ocorra somente em 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Lancia Y?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Que cor escolher? O primeiro Lancia Y tinha 112 à escolha