Notícias Euro NCAP põe à prova novos modelos da Toyota, Honda e NIO

Segurança

Euro NCAP põe à prova novos modelos da Toyota, Honda e NIO

Os testes do Euro NCAP avaliaram mais um conjunto de modelos em nome da segurança. Mas nem todos os resultados foram perfeitos.

Toyota C-HR
© Euro NCAP

O Euro NCAP avaliou mais três novos modelos que chegaram recentemente ao mercado europeu: NIO EL6, Toyota C-HR e o Honda CR-V.

De uma forma geral, podemos começar por dizer que as notas foram positivas, uma vez que os dois primeiros conquistaram as desejadas cinco estrelas na pontuação final. No entanto, o Honda CR-V apenas pontuou quatro estrelas… na sua versão base.

O NIO EL6 destacou-se, desde logo, por ter um LiDAR (recorre a um laser para detetar «tudo» à sua volta) no seu equipamento de série. Por esse motivo, não é surpreendente que tenha passado em alguns testes referentes à segurança ativa com distinção.

Além disso, o Euro NCAP também destacou o bom desempenho do sistema de travagem de emergência (AEB) do novo modelo da NIO.

Empatado com o EL6 ficou o novo Toyota C-HR, que já tivemos oportunidade de conduzir, sendo que este foi também o que registou o melhor desempenho no sistema de travagem de emergência.

No entanto, o sistema de monitorização do condutor, disponível de série, é indireto. Ou seja, depende de fatores como a posição do veículo na via de rodagem para detetar sinais de sonolência ao volante. O sistema de monitorização do condutor mais avançado (direto) está disponível como opção para o Toyota C-HR, mas não fazia parte da unidade testada.

Por último, mas não menos importante, o Honda CR-V recebeu apenas quatro estrelas de um total de cinco, na versão base, equipado apenas com uma câmara e um radar.

Em contrapartida, caso optemos pelo pacote (opcional) Honda Sensing 360, que inclui sistemas de ajuda à condução (ADAS) melhorados e mais completos, as cinco estrelas ficam garantidas.

Nem tudo são rosas

Apesar dos resultados terem sido positivos nos três modelos, quando o assunto é «evitar acidentes», o cenário já não foi assim tão otimista.

“Infelizmente, nem sempre é possível evitar colisões e a resistência aos impactos continua ser um ponto crucial. Assim, os fabricantes devem ter cuidado para não negligenciarem o fundamental, ao mesmo tempo que procuram soluções sofisticadas.”

Dr. Michiel van Ratingen, secretário geral Euro NCAP

Neste contexto, os testes do Euro NCAP revelaram «fraquezas» nos três veículos, incluíndo falhas na ativação dos airbags e na simulação de submersão do veículo.

Fonte: Euro NCAP

Sabe esta resposta?
Em que ano o Toyota Carina E foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal