Notícias Atenção Reino Unido (e não só). Tesla deixa de vender Model S e X com volante à direita

Produção

Atenção Reino Unido (e não só). Tesla deixa de vender Model S e X com volante à direita

A Tesla vai deixar de disponibilizar versões com volante à direita do Model S e do Model X. Objetivo é simplificar e aumentar a produção.

Tesla Model X na estrada (traseira 3/4)
© Tesla

Depois de ter reinventado o volante, a Tesla acaba agora de determinar que dentro dos seus Model S e Model X o volante (seja ele Yoke ou não) passa a estar apenas montado à esquerda.

Sim, isso mesmo. A Tesla não vai produzir mais versões com volante à direita do Model S e do Model X, por culpa da complexidade mecânica e logística adicionada pela conversão.

No site da Tesla no Reino Unido, por exemplo, quando tentamos configurar um Model S ou um Model X já aparece uma mensagem a dar conta desta alteração: “apenas disponível com volante à esquerda”, pode ler-se. O mesmo acontece no site da marca norte-americana no Japão.

© Tesla No site da Tesla no Reino Unido já aparece uma mensagem a dar conta que o Model S e o Model X só estão disponíveis com volante à esquerda

Já no site da Tesla na Austrália não aparece qualquer menção a esta modificação porque, neste momento, não é sequer possível encomendar um Model S ou um Model X naquele país.

O que levou a esta decisão?

Quanto aos motivos que levaram a esta decisão, que naturalmente já está a gerar polémica, estão relacionados com o simplificar de processos durante a produção, bem como optimizar, cada vez mais, as suas linhas de produção.

A NÃO PERDER: Afinal, quem é conduz do lado certo: nós ou os ingleses?

Foi precisamente essa a justificação dada por um representante da marca norte-americana à Autocar, que afirmou que disponibilizar estes dois modelos apenas com volante à esquerda no futuro vai permitir aumentar a produção e melhorar a qualidade de forma mais eficaz.

E quem já reservou com volante à direita?

Para os clientes no Reino Unido que já tinham encomendado um Model S ou Model X com volante à direita, a Tesla propõe três alternativas: aceitar uma versão com volante à esquerda do inventário da marca, receber um crédito de 2000 libras (2000 euros no caso da Irlanda) que pode ser usado no Model 3 ou Model Y ou cancelar a encomenda.

A juntar a isto, a Tesla vai promover vários eventos em Londres (entre 28 de maio e 30 de junho) para que os clientes que reservaram um Model S ou um Model X possam testar as versões com volante à esquerda e, assim, tomar uma decisão.

Resta saber se, no futuro, esta alteração também vai fazer-se notar nos outros dois modelos vendidos atualmente pela Tesla, o Model 3 e o Model Y.