Notícias Austrália estuda criação de carta especial para conduzir supercarros

Arranque a Frio

Austrália estuda criação de carta especial para conduzir supercarros

Esta carta de condução específica para conduzir supercarros deverá ser aplicada no estado da Austrália Meridional.

Lamborghini Huracán frente 3/4

Depois das janelas que têm de abrir debaixo de água, a Austrália volta a surpreender o mundo automóvel com a proposta da criação de uma carta de condução específica para conduzir supercarros.

Por enquanto, esta apenas vai existir no Estado da Austrália Meridional. Segundo Peter Malinauskas, o Primeiro-Ministro daquele Estado, o governo vai criar “um novo sistema de licenciamento para a condução de carros de elevada performance”.

Para conseguirem esta carta os condutores terão de se submeter a um treino específico, mas não foi especificado que tipo de treino será esse.

A NÃO PERDER: Na Austrália há marcações das estradas que «brilham no escuro»

Esta carta de condução especial para supercarros acaba por ser um pouco semelhante ao que acontece no caso dos motociclos, onde as diversas categorias da carta de condução vão permitindo conduzir motas com maior potência e cilindrada.

Está ainda a ser preparada legislação para proibir a possibilidade de desligar os sistemas de controlo de tração dos supercarros que os tenham, assim como alterações à moldura penal aplicável em acidentes causados por uma utilização irresponsável do automóvel.

As medidas agora propostas surgem na sequência da morte de uma jovem após ter sido atropelada por um Lamborghini em 2019. Desde então os seus pais têm vindo a promover campanhas de sensibilização e a exigir uma revisão legislativa.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destas marcas de automóveis era australiana?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim da linha. GM acaba com a marca australiana Holden
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fim da linha. GM acaba com a marca australiana Holden