Notícias Conheçam a nova «super bateria» da CATL que pode mudar tudo

Técnica

Conheçam a nova «super bateria» da CATL que pode mudar tudo

Podemos estar à beira de uma nova revolução tecnológica na química da baterias. Os chineses da CATL anunciaram uma tecnologia revolucionária.

CATL Super bateria
© CATL

A CATL — a gigante chinesa que detém mais de 75% da produção mundial de baterias para o setor automóvel — anunciou uma nova «super bateria» no Salão de Xangai.

Em causa está uma nova tecnologia que promete duplicar a densidade energética das baterias e com isto, viabilizar a utilização de motores elétricos, por exemplo, na indústria aeronáutica. Nos automóveis, poderá representar uma redução de 50% no peso deste componente, ou uma duplicação da autonomia.

Densidade energética recorde

Um dos maiores problemas apontados aos veículos elétricos diz respeito precisamente à densidade energética das baterias. Como a sua densidade é baixa, são necessárias enormes baterias para armazenar a mesma quantidade de energia que armazenamos num simples depósito de combustível.

Pois bem, esse parece ser, cada vez mais, um problema do passado. A CATL anuncia uma densidade de energia de até 500 Wh/kg.

O anúncio desta nova tecnologia aconteceu no Salão Automóvel de Xangai. A nova capital mundial do automóvel?

Em termos comparativos, estamos a falar de uma densidade energética até 1,5 vezes superior, por exemplo, às novas baterias 4680 da Tesla, que oferecem uma densidade energética estimada em torno dos 296 Wh/kg.

A revolução química continua

A evolução tecnológica das baterias parece não abrandar — e não vai abrandar mesmo. Às baterias em estado sólido, que deverão chegar ao mercado antes do final da década, temos de adicionar esta nova solução química.

A CATL consegue alcançar estes números graças a uma nova tecnologia de eletrólito condensado, que imita os sistemas biológicos (biomiméticos) que encontramos na natureza. Esta tecnologia cria uma estrutura em forma de rede que se adapta automaticamente, melhorando a capacidade de condução de energia.

Além disso, estas novas «super baterias» recorrem a cátodos e ânodos de elevada densidade energética, que vão permitir melhorar a performance deste componente, tanto em carga como em descarga. Além disso, esses materiais ajudarão a tornar as baterias seguras e estáveis, afirma a CATL.

Tecnologia inovadora Baterias LFP. Esta é a tecnologia que está a revolucionar o preço dos elétricos

“O lançamento desta tecnologia de ponta quebra os limites que há muito restringem o desenvolvimento do setor de baterias e abrirá um novo cenário de eletrificação centrado num alto nível de segurança e leveza”, escreveu a empresa em comunicado.

O céu é o limite

Com esta nova tecnologia, a CATL pretende estender a sua atividade para lá da indústria automóvel, onde detém atualmente mais de 75% do mercado. O próximo passo poderá ser a indústria aeronáutica.

A CATL está a trabalhar ativamente para desenvolver aeronaves elétricas de passageiros que atinjam os padrões de segurança da aviação civil.

CATL bateria de avião
© CATL O céu poderá mesmo ser o novo limite desta tecnologia.

“O lançamento de baterias com maior condensação de energia, inaugurará uma era de eletrificação universal do transporte marítimo, terrestre e aéreo, abrirá mais possibilidades para o desenvolvimento da indústria e promoverá atingir os objetivos globais de neutralidade carbónica mais cedo do que o previsto”, afirma a marca em comunicado.

Segundo a CATL esta «super bateria» poderá chegar ao mercado ainda este ano. O seu caminho na indústria aeronáutica poderá ainda estar distante, mas na indústria automóvel poderá reduzir para metade o peso e a dimensão deste componente de um forma imediata.