Notícias Na Alemanha «mandam» os chineses? Vem aí o Salão de Munique 2023

Antevisão

Na Alemanha «mandam» os chineses? Vem aí o Salão de Munique 2023

No próximo Salão de Munique, o número de construtores chineses quase duplica face à edição anterior. Já os europeus são cada vez menos.

BYD Dolphin e BYD Seal
© BYD

Os construtores de automóveis chineses estão a crescer a uma velocidade tremenda, sendo que isso se vai notar bastante na próxima edição do IAA Mobility ou Salão de Munique, no início de setembro. Quase que podíamos falar em «invasão».

Entre as marcas já confirmadas pela VDA (Verband der Automobilindustrie, ou Associação da Indústria Automóvel da Alemanha) responsável pela organização do salão, estão nomes como a BYD, MG, Xpeng, Leapmotor, Seres e Dongfeng.

Além dos automóveis vão estar presentes alguns dos principais fabricantes de baterias, tais como a BYD, a CATL ou a Farasis Energy. E ainda estarão presentes algumas empresas de robótica e semelhantes.

Espaço da Polestar
© IAA Mobility A Polestar no IAA 2021

Tal como também é referido pela VDA, o número de empresas chinesas participantes no IAA Mobility 2023 será quase o dobro da última edição, realizada em 2021.

Outra das provas de que a China está a levar o mercado europeu muito a sério, é o facto do World New Energy Vehicle Congress (WNEVC) acontecer, pela primeira vez, fora do país, para se realizar, precisamente, no Salão de Munique, no «coração» da indústria automóvel europeia.

Europeus no Salão de Munique

Em contrapartida, os construtores de automóveis europeus parecem ter deixado de acreditar nos salões «locais» e são cada vez em menor número. Para o Salão de Munique, além dos construtores alemães, como a Volkswagen, a Mercedes-Benz ou a BMW, entre outros, não são muitos mais a marcar presença.

Ainda assim, estão previstas estreias mundiais importantes, tais como o novo Renault Scénic, por exemplo. Além deste, há ainda rumores de que o IAA Mobility será também o palco para a apresentação oficial no novo Tesla Model 3, ainda que sem qualquer confirmação oficial.

Para tudo o resto, será necessário aguardar pelo início de setembro e pela abertura de mais uma edição do IAA Mobility.