Notícias O outro lado do Salão de Genebra que tu não conheces

O outro lado do Salão de Genebra que tu não conheces

Para lá do glamour dos showrooms milionários, dos holofotes, dos carros de sonho e das beldades de salto alto, há outro Salão de Genebra. Um Salão que poucos conhecem… até hoje.

A Razão Automóvel foi assistir à montagem do «grande circo» que é o Salão Automóvel de Genebra. Gostamos de comparar o certame helvético a uma espécie de Grande Prémio do Mónaco em versão salão automóvel. Porque tal como este GP, o Salão de Genebra não é o maior, não é o que tem mais visitantes, nem as melhores infraestruturas mas é aquele que mais interesse e buzz gera. Tal e qual como o Mónaco. Resumindo: a tradição ainda conta.

Além disso o Salão de Genebra tem um glamour diferente de todos os outros salões – as marcas sabem muito bem disso e é por isso que é em Genebra que se jogam as principais carta do naipe. Este ano não foi excepção…

Voltando aos bastidores. Como dizia há pouco, assistimos de perto ao «nascimento» do Salão de Genebra, dias antes da abertura das portas às centenas de jornalista e milhares de pessoas que são a raison d’etre deste evento. Vejam aqui um pouco dessa confusão:

A montagem dos showrooms, os ensaios das apresentações, a azáfama para deixar os carros imaculados, os problemas logísticos (onde é que está o Lamborghini azul?). Por isso, comprámos os bilhetes Lisboa-Genebra para um dia mais cedo do que o previsto e fomos assistir às montagem.

A NÃO PERDER: Conhece as mais de 80 novidades do Salão de Genebra

Foi isto que as nossas objectivas captaram: centenas de pessoas e máquinas a trabalharem 24h por dia para que Genebra seja aquilo que sempre foi, o melhor Salão Automóvel do Mundo! Por trás de cada m2 de alcatifa, em cada painel de exposição, esteve envolvido o trabalho de centenas de anónimos (muitos deles portugueses). Falámos com alguns deles, e apesar de tudo, entre o suor de uma jornada de trabalho e o desabafo de um dia cansativo todos foram unanimes quanto ao orgulho que sentiam de fazer parte desta mega-festa do automóvel.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter