Notícias Regresso às origens. Renault Espace poderá voltar como monovolume 100% elétrico

Rumores

Regresso às origens. Renault Espace poderá voltar como monovolume 100% elétrico

O Renault Espace poderá regressar no futuro, novamente como MPV, recordando as linhas da primeira geração lançada em 1984, mas como um modelo 100% elétrico.

Renault Espace I - 3/4 de frente
© Renault

A Renault parece apostada em fazer renascer alguns dos seus maiores ícones, mas como 100% elétricos. É o que podemos ver na moderna interpretação do Renault 5, e como vamos ver nos futuros Renault 4 e Twingo.

No entanto, a mais recente utilização do nome Espace não seguiu a mesma «linhagem», trocando o formato de monovolume (MPV) pelo de um SUV de sete lugares, sendo, efetivamente, uma versão longa do Renault Austral.

Caso seja um dos muitos fãs que ficou triste com esta decisão, surge agora o rumor de que há uma luz ao fundo do túnel. O regresso do Renault Espace, como MPV, poderá estar nos planos da marca e poderá inspirar-se no modelo original de 1984.

Em declarações à Autocar, Olivier Brosse, responsável pela plataforma Ampr Medium — o novo nome dado à conhecida CMF-EV —, afirmou que esta possibilidade é “algo que estamos a contemplar”. A mesma arquitetura já utilizada em modelos como os Megane ou Scenic elétricos, pode permitir criar um rival para modelos como o Volkswagen ID. Buzz, por exemplo.

Segundo Brosse, “tecnicamente, penso que é possível, mas antes disso, é necessário avaliar se, nesta altura, um monovolume seria aceite pelos clientes europeus”. Ainda assim, há desafios técnicos que teriam de ser considerados. Brosse adiantou que, por exemplo, caso o peso fique acima das duas toneladas, seria quase obrigatório que este tivesse tração traseira ou integral.

Em contrapartida, o posicionamento da maioria dos componentes necessários para um automóvel 100% elétrico (motores e bateria), abrem um enorme leque de possibilidades em termos de design. E isso é algo que permitiria uma enorme liberdade de otimização do espaço a bordo de um futuro Renault Espace.

Espace, um nome com mais de 40 anos

Apresentado em 1984, o Renault Espace está a comemorar o seu 40.º aniversário este ano. A sua mais recente geração é a sexta a usar este nome, recordando cinco gerações de verdadeiros monovolumes.

Renault Espace - Quatro gerações
© Renault

O seu habitáculo amplo e versátil era, literalmente, uma «sala», com assentos que se podiam virar para trás, transformar em mesas de apoio e deslizar sobre calhas. Além disso, graças às generosas superfícies vidradas, não só permitia uma excelente visibilidade como um interior cheio de luz — ingredientes sempre desejáveis numa viagem mais longa em família.

A chegada de um novo Renault Espace 100% elétrico está ainda longe de qualquer confirmação oficial. Ainda assim, em anteriores declarações à Autocar, o responsável de design da marca, Laurens van den Acker, já tinha referido que Luca de Meo, diretor executivo da Renault, considera a reinvenção de designs clássicos “irresistível”.

Ou seja, sugerindo que mais nomes históricos da marca francesa poderiam regressar à medida que a Renault expande a sua gama de modelos 100% elétricos.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Que empresa de design criou uma versão descapotável do Renault Espace?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sbarro Espera Espace Spider. A Renault Espace descapotável que poucos conhecem