Notícias Adeus, Renault Sport. Longa vida à Alpine

Indústria

Adeus, Renault Sport. Longa vida à Alpine

Tal como previsto no plano de restruturação do Grupo Renault, a "Renault Sport Cars" vai desaparecer, sendo substituída pela "Alpine Cars".

A Renault Sport, a divisão responsável pelos modelos mais desportivos da Renault, deixa de existir, passando a existir apenas e só a Alpine.

A decisão de renomear a “Renault Sport” não é novidade, inserindo-se na nova estratégia do Grupo Renault que foi apresentada no plano “Renaulution”.

Acerca desta nova fase, Laurent Rossi, responsável máximo (CEO) da Alpine, afirmou: “No âmbito da reorganização do Grupo Renault, é fundamental que as várias entidades que compõem a unidade de negócio ostentem o nome Alpine e concretizem os valores e ambições da marca”.

A NÃO PERDER: Sucessor do Alpine A110 será elétrico e desenvolvido com a Lotus
Renault Megane RS
Este logótipo vai desaparecer da traseira dos modelos da Renault após mais de 20 anos.

A isto Rossi acrescentou “A Alpine tem como objetivo ser uma marca desportiva premium na vanguarda da inovação e tecnologia. A Alpine Cars, com a sua experiência em veículos desportivos, é um passaporte para alcançar os nossos objetivos”.

Um futuro eletrificado

Com o fim da “Renault Sport” a Alpine passa a ser uma das quatro unidades de negócio anunciadas — as outras serão a Renault, a Dacia-Lada e a Mobilize — personificando a “fusão” da Alpine Cars, da Renault Sport Cars e da Renault Sport Racing.

Para o Grupo Renault, ao tornar-se Alpine, a agora extinta Renault Sport vai “embarcar numa nova dinâmica, rica em projetos que serão executados com o apoio da Alpine Racing e todo o Grupo Renault”.

Por fim, ao mesmo tempo em que assume a responsabilidade pelos modelos desportivos da Renault, a Alpine também prepara uma nova fase da sua existência: a da sua eletrificação.

Essa transição foi ressalvada num comunicado divulgado pela Alpine onde se pode ler: “Esta mudança de nome simboliza uma nova fase em que a fábrica de Les Ulis já está envolvida no desenvolvimento da futura gama Alpine 100% elétrica e nas discussões técnicas com as equipas Alpine Racing”.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault alcançou a sua primeira vitória na Fórmula 1?