Notícias Mobilize EZ-1. O primeiro da nova marca de mobilidade da Renault

Indústria

Mobilize EZ-1. O primeiro da nova marca de mobilidade da Renault

Mobilize é a nova marca dedicada aos serviços de mobilidade e energia do Grupo Renault e o protótipo EZ-1 é o seu primeiro veículo dedicado à mobilidade urbana partilhada.

Mobilize EZ-1

Renaulution, o plano de restruturação do Grupo Renault, deu a conhecer a nova organização do grupo em quatro grandes unidades de negócio: Renault, Dacia-Lada, Alpine e, como novidade absoluta, Mobilize. Esta última surge como uma nova marca no universo Renault, e dedicar-se-á à oferta de serviços de mobilidade, de energia e de dados, tendo como alvo outras marcas e parceiros.

A missão desta nova marca é a de “propor novas soluções de transporte, de pessoas e bens, de um ponto A ao ponto B, com ou sem automóvel”, indo de encontro às expetativas dos consumidores, mas igualmente às das empresas e até às das cidades e regiões.

Como o irá fazer? Desenvolvendo não só produtos — está a desenvolver uma gama de veículos dedicados —, como também software e criando em simultâneo uma série de serviços que vão desde o carregamento de veículos a programas de subscrição, passando por outros financeiros (aluguer ou leasing, por exemplo).

TENS DE VER: “Vive la Renaulution”! Tudo o que vai mudar no Grupo Renault até 2025
Mobilize

É com grande entusiasmo que acompanhamos esta mutação do mundo do automóvel, que passa da propriedade à utilização, quando e onde houver necessidade. Para além do mundo automóvel, a Mobilize irá propor uma vasta gama de serviços inovadores nos domínios da mobilidade, da energia e dos dados. Com a colaboração de vários parceiros vamos procurar maximizar a utilização do automóvel para trajetos simplificados, mais sustentáveis e acessíveis ao transporte de pessoas e de mercadorias, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto ambiental.»

Clotilde Delbos, Diretora-geral da Mobilize

Mobilize EZ-1

O Mobilize EZ-1 antecipa o primeiro de quatro veículos dedicados a estes serviços de mobilidade. De volumetria similar ao Twizy, o EZ-1 permite transportar dois passageiros e tem apenas 2,3 m de comprimento (mais pequeno que um smart fortwo, de 2,695 m). E como dá para ver, ao contrário do Twizy, o EZ-1 tem duas portas totalmente vidradas.

É 100% elétrico e concebido para serviços de partilha de automóvel (car sharing). Para que possa ser usado de forma praticamente contínua, o EZ-1 permite que a bateria vazia seja trocada por outra, carregada.

A conceção e desenvolvimento do EZ-1 e dos restantes veículos da marca ficará a cargo de uma equipa própria de engenheiros e designers. Esses veículos serão modulares e 100% elétricos, concebidos para uma utilização intensiva, em resposta às necessidades de mobilidade: autopartilha, distribuição de último quilómetro, transporte a pedido.

Indo de encontro aos princípios da economia circular, 50% dos materiais que usa são reciclados e este… objeto de mobilidade é 95% reciclável.

"O Mobilize EZ-1 Prototype é um objeto de mobilidade que facilmente se integra nas cidades e é emblemático da marca Mobilize. É um veículo que acompanha os utilizadores na adoção de uma mobilidade mais eficaz e mais responsável".

Patrick Lecharpy, Diretor do design Mobilize
VÊ TAMBÉM: Parece de brincar, mas é a sério. Já conduzimos o Citroën Ami