Notícias Bigster Concept antecipa a entrada da Dacia no segmento C

Indústria

Bigster Concept antecipa a entrada da Dacia no segmento C

Desde um novo modelo baseado no Dacia Bigster Concept a um aumento das sinergias com a Lada, fica a par do que reserva o futuro da Dacia.

Dacia Bigster Concept
© Dacia

Os próximos cinco anos prometem ser atarefados para a Dacia. Pelo menos, é o que se depreende pelo plano de restruturação do Grupo Renault, Renaulution, que antevê até um novo SUV, baseado no Dacia Bigster Concept.

Mas vamos por partes. Depois de 15 anos de atividade, com presença em 44 países e com sete milhões de unidades vendidas, a Dacia pretende agora reforçar a sua posição.

Para começar, vai integrar uma nova unidade de negócio dentro do Grupo Renault: a Dacia-Lada. O objetivo passa por fomentar as sinergias entre as duas marcas do grupo gaulês, ainda que ambas continuarão a ter atividade e identidades próprias.

VÊ TAMBÉM: Campeões de vendas? Conduzimos os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway em Portugal
Dacia Bigster Concept

Uma base única e novos modelos

Seguindo o exemplo do que já aconteceu com o novo Sandero, os futuros Dacia (e Lada) vão recorrer à plataforma CMF-B, derivada da usada por outros Renault, como o Clio.

Isto permitirá às duas marcas passarem das quatro plataformas atualmente usadas para apenas uma e dos 18 tipos de carroçaria para 11.

Com o recurso a esta plataforma, os futuros modelos da Dacia passam a poder recorrer, por exemplo, a tecnologia híbrida. O objetivo? Assegurar que estes também possam continuar a cumprir as cada vez mais restritas normas de emissões.

Além disto tudo, a Dacia prepara-se ainda para lançar três novos modelos até 2025, sendo que um deles, baseado no revelado Bigster Concept, significa também a entrada direta no segmento C.

VÊ TAMBÉM: Gasolina vs GPL. Qual dos Dacia Duster é a melhor opção?

O Dacia Bigster Concept

Com 4,6 m de comprimento, o Dacia Bigster Concept não só será a aposta da marca romena para o segmento C como se vai estabelecer como o topo de gama da Dacia.

Descrito como a encarnação da evolução da marca, o Bigster Concept perfila-se como um sucessor (não direto, é claro) do Lodgy, o MPV de sete lugares que brevemente cessará funções.

VÊ TAMBÉM: Dacia Spring Electric. Tudo sobre o elétrico mais barato do mercado

Esteticamente, o Bigster Concept incorpora e como seria de esperar, evolui os elementos de design característicos da Dacia. Um bom exemplo disso mesmo é a assinatura luminosa em “Y”.

Com a criação da unidade de negócio Dacia-Lada, vamos tirar o máximo partido da plataforma modular CMF-B, para aumentar a nossa eficiência, a competitividade, a qualidade e a atratividade dos nossos automóveis. Teremos tudo para trazer a marca para novos patamares, com o Bigster Concept a mostrar o caminho.

Denis Le Vot, CEO da Dacia e Lada

Lada também entra nas contas

Se a Dacia se prepara para lançar três modelos até 2025, a Lada não lhe fica atrás e tem nos planos lançar um total de quatro modelos até 2025.

Igualmente baseados na plataforma CMF-B, alguns deles vão contar com motorizações a GPL. Outra das previsões é que também a marca russa vai entrar no segmento C.

Lada Niva Vision
O Lada Niva vai conhecer o seu sucessor em 2024 e, a julgar pelo protótipo que o antecipa, deverá manter-se fiel às formas do original.

Já em relação ao famoso (e quase eterno) Lada Niva, o substituto está prometido para 2024 e basear-se-á na plataforma CMF-B. Disponível em dois tamanhos (“Compacto” e “Médio”) este manter-se-á fiel à tração integral.

Enquanto não o conhecemos, a Lada divulgou uma imagem que deixa antever um visual fortemente inspirado no original.

Por fim, e a título de curiosidade, o Niva original, há uns anos conhecido apenas como Lada 4×4 — o nome Niva tinha passado para um modelo da Chevrolet —, viu regressar à sua designação o nome com o qual se celebrizou, passando agora a ser conhecido como Niva Legend.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que os irmãos Marreau levaram uma Renault 4L Sinpar até o 3º lugar no Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

12 carros que ninguém esperava ver no Rali Dakar
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

12 carros que ninguém esperava ver no Rali Dakar