Notícias Renault Austral eleito Carro do Ano 2023 em Portugal. Conheça os restantes vencedores

Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023

Renault Austral eleito Carro do Ano 2023 em Portugal. Conheça os restantes vencedores

O Renault Austral vence na categoria Carro do Ano 2023. Mas há mais vencedores, numa edição dominada por modelos franceses e japoneses.

Renault Austral
© Renault

O Renault Austral é o grande vencedor da edição 2023 do Carro do Ano em Portugal.

Dos vários modelos a concurso, foi o Renault Austral que maior consenso gerou entre os 20 jurados deste prémio, que após vários meses de testes, votaram em representação dos principais órgãos de comunicação social do país — entre os quais a Razão Automóvel.

Além da ter conquistado o galardão mais desejado, o Renault Austral acumula também o prémio de Híbrido do Ano 2023.

Renault Austral traseira 3/4
© Renault

Este modelo da marca francesa sucede assim ao Peugeot 308, vencedor da edição 2022 do Carro do Ano em Portugal, numa longa lista de vencedores de um prémio cuja primeira edição remonta a 1985.

A lista completa de vencedores

Nesta edição do Carro do Ano 2023 em Portugal estiveram 37 modelos a concurso — recorde todos neste artigo. Mais de três dezenas de automóveis, divididos por sete classes: Citadino, Familiar, SUV Compacto, Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in.

Relacionado Top 3 dos World Car Awards 2023. Todos os finalistas

Feitas todas as contas, estes foram os vencedores desta que foi a 40.ª edição do Carro do Ano em Portugal:

Além destas categorias, foram ainda atribuídas mais duas distinções. Uma dedicada a avanços tecnológicos e outra que distingue todos os anos personalidades que se destacaram no setor automóvel em Portugal.

Na categoria Personalidade do Ano a distinção foi atribuída a Rui Freire, ex-diretor do semanário AutoSport e do Carro do Ano em Portugal. Um reconhecimento que surge a título póstumo “pelo contributo que Rui Freire deu ao jornalismo do setor automóvel”, refere a comissão executiva do Carro do Ano em Portugal em comunicado.

Nissan Qashqai e-Power traseira
© Nissan O Nissan Qashqai foi o primeiro a fazer uso da tecnologia e-POWER na Europa.

No que diz respeito ao Prémio Tecnologia e inovação, a distinção foi para a tecnologia e-POWER da Nissan. Um sistema híbrido desenvolvido pela marca japonesa que se destaca por colocar o motor de combustão a carregar as baterias e os motores elétricos a mover as rodas.