Notícias Um Renault 4 moderno por menos de 11 000 euros

Transformação

Um Renault 4 moderno por menos de 11 000 euros

Parece bom demais para ser verdade mas é a realidade. No Japão, com alguma «batota» e muita imaginação, é possível ter um Renault 4 moderno.

Renault 4 classico moderno damd
© DAMD

Já não falta muito para conhecermos o novo Renault 4 — ou se preferirem, a nova «quatro latas». Um modelo que chegou a ser produzido em Portugal, na fábrica da Renault em Setúbal na Guarda, e que continua a habitar as memórias e as garagens de muitos portugueses.

Aquilo que muitos não sabem, e que continua a surpreender os executivos da Renault, é que modelos como o Renault 4 e Renault Kangoo são automóveis de culto no Japão. Sim, é isso mesmo, no Japão.

É por «terras do sol nascente» que acontece todos os anos o maior encontro mundial de proprietários da Renault Kangoo — se não acreditam, passem por esta notícia dos nossos colegas da Car Throttle.

Para além da Kangoo, os japoneses também nutrem um carinho especial pelo Renault 4. Foi por isso que a preparadora japonesa Damd não quis esperar pelo novo Renault 4 e decidiu avançar por sua conta e risco. Trata-se da mesma empresa que no passado transformou o Suzuki Jimny num «mini» Mercedes-Benz Classe G.

Um Renault 4 com sotaque japonês

O modelo que podem ver nas imagens deste artigo é, na verdade, um Suzuki Alto Lapin. Um modelo desenvolvido especificamente para o mercado japonês, que pertence à categoria kei-car (são mais pequenos que os citadinos que temos na Europa) e que custa sensivelmente 8 400 euros.

Foi a partir da base deste modelo que a Damd desenvolveu este «novo» Renault 4. Trata-se, na verdade, de um simples kit de carroçaria, de fácil aplicação, completamente inspirado nas linhas do conhecido modelo francês. Este kit está disponível no mercado japonês por 2 400 euros.

Feitas as contas, não parece mau negócio. Por cerca de 10 800 euros torna-se assim possível ter um citadino moderno, de aspeto clássico, com ar-condicionado e um motor simpático com 64 cv de potência na garagem. Se estivesse disponível por cá, compravam?