Notícias Operação de recolha para mais de 360 mil Tesla com sistema “Full Self-Driving”

Operação de recolha

Operação de recolha para mais de 360 mil Tesla com sistema “Full Self-Driving”

O sistema FSD Beta (Full Self Driving) da Tesla pode ser a causa de acidentes motivando uma operação de recolha a todos os veículos com ele equipados.

TEsla Model 3 autopilot
© Tesla

Ainda há pouco tempo comentámos sobre o sistema FSD Beta (Full Self-Driving) da Tesla estar «debaixo de fogo», após um anúncio passado durante o Super Bowl ter colocado em causa a tecnologia.

Agora o tópico volta a ganhar destaque com o anúncio de recolha oficial da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), a entidade que regula a segurança rodoviária nos EUA, de todos os Tesla equipados com o FSD Beta (versão não final), num total de 362 758 unidades.

Um anúncio que surge após uma longa investigação por parte da NHTSA ao sistema (e também ao assistente de condução Autopilot da Tesla) e ao envolvimento deste em alguns acidentes rodoviários que se tornaram bastante mediáticos.

O anúncio da NHTSA é claro sobre o motivo da recolha:

“O software FDS Beta permite que o veículo exceda os limites de velocidade ou atravesse cruzamentos de uma forma ilegal ou imprevisível aumentando o risco de uma colisão”.

NHTSA

A entidade especifica no seu relatório que o sistema FSD Beta pode fazer com que o veículo siga em frente num cruzamento mesmo estando numa via que obrigue a virar para a esquerda ou direita; avance sem cautela quando o semáforo está amarelo; ou não respeite o sinal de STOP. A NHTSA também encontrou insuficiências na resposta do sistema à mudança dos limites de velocidades.

Tesla Model Y frente 3/4 Midnight Cherry Red
© Tesla

FSD Beta. O que é?

O sistema FSD Beta é um equipamento opcional disponível para todos os modelos Tesla e é um software que recorre às câmaras e sensores do veículo que, como tem sido promovido pela marca norte-americana, garante “capacidade de condução autónoma total”. Isto não corresponde à realidade.

Nos seis níveis de condução autónoma o FDS Beta é considerado Nível 2 (ou até um nível 2 avançado, dado as funcionalidades que permite), ou seja, garante ao veículo capacidades semiautónomas (assiste o condutor, mas este tem de estar sempre vigilante), como acontece na restante indústria automóvel.

Para ser considerado totalmente autónomo teria de ser Nível 4 ou 5, quanto muito Nível 3, o primeiro que já permite funcionalidades verdadeiramente autónomas. Nenhum destes últimos níveis é atualmente legal, exceção feita ao Nível 3, ainda que em locais e condições muito específicas, como já vimos com o sistema Drive Pilot da Mercedes-Benz.

Solução: atualização do software FSD Beta

A operação de recolha afeta todos os modelos da Tesla, nomeadamente o Model 3 (2017-2023), o Model S (2016-2023), Model X (2016-2023) e o Model Y (2020-2023).

A operação de recolha não implica uma deslocalização física dos proprietários e dos seus veículos aos serviços de assistência da marca. Todos os Tesla têm a possibilidade de efetuar atualizações de software remotas (over the air) e é precisamente isso que vai acontecer.

A atualização será gratuita e os proprietários deverão receber notificações sobre a mesma no próximo dia 15 de abril.