Notícias Toyota faz recall mundial ao bZ4X por risco de perder as rodas

Recall

Toyota faz recall mundial ao bZ4X por risco de perder as rodas

A Toyota recomenda que os bZ4X fiquem parqueados e não sejam conduzidos até que uma solução final seja encontrada.

toyota bz4x, vista perfil

O bZ4X marca o início do «assalto» aos elétricos por parte da gigante Toyota, mas não está a começar da melhor maneira.

A Toyota emitiu uma ordem de operação de recall (recolha ou campanha de serviço) para todos os 2700 bZ4X já entregues globalmente, afetando também 2600 unidades do «gémeo» Subaru Solterra.

A razão para o recall deve-se aos parafusos dos cubos das rodas que podem ficar soltos o que, numa situação extrema, pode mesmo fazer com que as rodas do veículo caiam. Curvas muito apertadas ou travagens repentinas estão entre as causas que podem contribuir para o problema.

VEJAM TAMBÉM: Toyota Compact Cruiser EV. O sucessor «espiritual» elétrico do BJ40?

Tendo em conta a situação potencialmente perigosa, a Toyota recomenda que os veículos afetados não sejam conduzidos de todo até uma solução final ser encontrada.

O SUV elétrico da Toyota é produzido na China e no Japão, e das 2700 unidades afetadas do bZ4X, 2200 tiveram como destino a Europa (importadas do Japão), 260 foram para os EUA, 110 para o Japão e 20 unidades para o Canadá.

Toyota bZ4X
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Contudo, a maioria destas unidades não foram ainda entregues a clientes particulares, sendo unidades de demonstração que estão nas «mãos» dos importadores e concessionários da marca.

Para as unidades que já chegaram aos clients finais, como já aconteceu nos EUA, a Toyota emitiu um comunicado local com várias possibilidades para os clientes afetados, incluindo até a compra de volta do veículo por parte da marca.

Em Portugal

A Razão Automóvel questionou a Toyota Caetano Portugal, o distribuidor nacional da marca, sobre o recall do Toyota bZ4X, tendo enviado um comunicado oficial onde se pode ler que nenhum cliente foi notificado, “uma vez que nenhuma viatura em Portugal foi entregue ao cliente final”.

Toyota BZ4X
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

O comunicado conclui afirmando que “todas as viaturas para Portugal importadas pelo distribuidor nacional Toyota Caetano Portugal encontram-se dentro de instalações da marca”.

O novo Toyota bZ4X já pode ser encomendado em Portugal e, à data da publicação deste artigo, 120 clientes já o fizeram. Previsivelmente, e como nos foi confirmado pela Toyota, estes clientes vão ter de esperar algum tempo mais até receberem o seu bZ4X.