Notícias Semana arranca com preço do gasóleo a subir

Combustíveis

Semana arranca com preço do gasóleo a subir

Preço do gasóleo subiu esta semana, ao contrário do que aconteceu na semana passada. Medidas do Governo continuam em vigor.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

Ao invés do que se previu no final da semana passada, o preço médio do gasóleo desceu ligeiramente, em conjunto com o da gasolina.

Desde a última sexta-feira, 12 de janeiro, que se registou uma diminuição ligeira no preço médio da gasolina simples em 0,006 cêntimos, enquanto o preço do gasóleo desceu 0,005 cêntimos, ao contrário daquilo que se fazia prever.

Assim, o preço médio do gasóleo simples fixou-se no início desta semana nos 1,545 €/l, enquanto o da gasolina simples 95 está nos 1,639 €/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de sexta-feira, dia 12 de janeiro. Estes preços incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível. Estes são apenas preços médios e indicativos.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

Nas principais gasolineiras registou-se um aumento do preço do gasóleo de 1,5 cêntimos na Repsol, e de um cêntimo na Galp e na BP. Sendo que esta última diminui ainda o preço da gasolina em meio cêntimo.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e com o novo ano ainda não sofreram alterações.

Leia também: Melhor três cilindros do mundo. Primeiro teste Toyota GR Yaris

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais gasolina