Notícias Preço dos combustíveis. Há boas e más notícias esta semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Há boas e más notícias esta semana

O início desta semana mostra as constantes subidas e descidas do preço dos combustíveis. Mas o gasóleo e a gasolina seguem direções opostas.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Precisamente como previsto no final da semana passada, as variações do preço dos combustíveis trouxeram um aumento no gasóleo e uma descida na gasolina.

Os valores não são tão significativos quanto os registados noutras semanas. Ou seja, esta semana, a subida do preço do gasóleo foi de dois cêntimos e a descida da gasolina foi de apenas um cêntimo.

Desta forma, o preço dos combustíveis (de referência) é agora 1,502 €/l no caso do gasóleo e 1,672 €/l na gasolina.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Tal como nas semanas anteriores, os valores de cálculo são baseados nos fornecidos pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia). Neste caso, os da passada sexta-feira, dia 23 de junho.

Os valores da DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor.

Além disso, nunca será demais relembrar que os preços aqui indicados são apenas valores de referência e que não serão os mesmos que vai encontrar nos postos de combustível.

As marcas autorizadas para a venda de combustíveis em Portugal têm a liberdade de praticarem o preço que desejam. Além de que estes também podem variar de acordo com diversos fatores, tais como a zona em que se encontra, por exemplo.

Medidas do governo

Com a entrada na última semana do mês de junho, é o momento de relembrar que as medidas de mitigação do aumento do preços dos combustíveis devem receber um ajuste em breve.

Afinal, as que estão em vigor, são praticamente as mesmas que se prolongaram desde maio e estão «prometidas» apenas até ao final deste mês.

No início de junho, os descontos aplicados ao ISP não sofreram alterações, mas a taxa de carbono foi atualizada. Por essa razão, a redução da carga fiscal atual está em 28 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 30 cêntimos para cada litro de gasolina.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima do primeiro Citroën ë-C4, 100% elétrico, apresentado em 2020?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Revelado. Fica a saber tudo sobre o novo Citroën C4 (e ë-C4)