Notícias Não espere por segunda-feira. Preço dos combustíveis vai aumentar

Combustíveis

Não espere por segunda-feira. Preço dos combustíveis vai aumentar

O preço dos combustíveis vai voltar a aumentar no início da próxima semana, sendo que o gasóleo subirá mais do que a gasolina.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

O início da próxima semana, a 12 de junho, deverá a assistir a um novo aumento do preço dos combustíveis, tanto na gasolina como no gasóleo.

Segundo fontes relacionadas com o setor, o preço médio da gasolina deverá ficar mais caro em cerca de dois cêntimos por litro e o gasóleo em 2,5 cêntimos.

Ou seja, se esperar até segunda-feira para abastecer, o preço médio da gasolina deverá estar em 1,701 €/l e o do gasóleo em 1,483 €/l.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Tal como temos feito em semanas anteriores, os valores usados como base de cálculo para o preço dos combustíveis são os fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os da última quinta-feira, (8 de junho).

Os valores indicados pela DGEG já incluem os descontos aplicados pelas gasolineiras, tal como as atualizações mais recentes das medidas fiscais temporárias.

Nunca será demais lembrar que estes são apenas valores de referência e que os preços da gasolina e do gasóleo podem variar face ao que é praticado nos postos de abastecimento. E depois, há ainda a ter em conta a área em que se encontra e as variações entre as diversas marcas disponíveis.

Além disso, o preço dos combustíveis está ainda sujeito às diversas oscilações das cotações do petróleo, que também pode dar origem a ajustes nos valores.

Preço dos combustíveis com medidas ajustadas

O Governo mantém em vigor as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis. No entanto, no início da semana que passou foi efetuada uma atualização da taxa de carbono, que viu o seu valor subir.

Ou seja, traduzindo, a atualização do valor da taxa de carbono acabou por resultar num aumento do preço final da gasolina e do gasóleo em cerca de dois cêntimos.

A redução da carga fiscal em junho é agora de 28 cêntimos por litro de gasóleo e de 30 cêntimos por litro de gasolina. Isto, considerando todas as medidas em vigor.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Renault 5 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 5 Turbo celebra 40 anos. A história (quase) completa