Notícias Preço dos combustíveis já desceu. Luz verde para abastecer

Combustíveis

Preço dos combustíveis já desceu. Luz verde para abastecer

O preço dos combustíveis já recebeu a sua atualização semanal e… com boas notícias. Tanto a gasolina como o gasóleo estão mais baratos.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Depois de algumas semanas com sinal vermelho referente a aumentos, o preço dos combustíveis mudou para o verde com uma descida no início desta semana (5 de junho).

Tal como previsto no final da semana passada, a gasolina está 2,5 cêntimos por litro mais barata e o gasóleo uns «modestos» 0,5 cêntimos abaixo do preço anterior.

Ou seja, a partir de hoje, segunda-feira, 5 de junho, o preço médio de cada litro de gasolina está agora em 1,658 €/l e o do gasóleo em 1,438 €/l.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Como é habitual, os valores usados para o cálculo do preço dos combustíveis são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que já incluem os descontos oferecidos pelas gasolineiras. Neste caso, os da passada sexta-feira, dia 2 de junho.

Ainda que repetitivo, nunca será demais recordar que estes valores são meramente indicativos. O preço dos combustíveis que são praticados nos postos de abastecimento poderão ser diferentes, seja pela marca, pela área ou por outros motivos.

Mais perto das gasolineiras

Recorrendo ao Mais Gasolina, em constante atualização em termos de valores, é confirmado que o gasóleo simples desceu o tal meio cêntimo por cada litro. No entanto, no que diz respeito à gasolina simples 95, o valor médio desta descida anda mais próximo de 1,8 cêntimos por cada litro.

Ainda assim, no caso da Galp e da BP, por exemplo, a gasolina desceu 2,5 cêntimos por litro e o gasóleo meio cêntimo. Já a Repsol, também apostou numa descida de meio cêntimo para o gasóleo, mas a gasolina desceu apenas dois cêntimos por cada litro.

Além dos combustíveis mais tradicionais, podemos ainda referir que o preço do GPL, esta semana, também está sete cêntimos por litro mais barato.

Apesar desta descida, o governo voltou a mexer nas medidas extraordinárias de redução fiscal para este mês de junho, ao atualizar a taxa de carbono em dois cêntimos por litro.

O preço dos combustíveis deverá sofrer ajustes já a partir de amanhã.

Sabe esta resposta?
Que modelo conquistou o troféu do Carro do Ano em Portugal no ano 1998?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156. Vencedor do troféu Carro do Ano 1998 em Portugal