Notícias Gasóleo desce para a semana mas gasolina vai continuar a subir

Combustíveis

Gasóleo desce para a semana mas gasolina vai continuar a subir

Se precisar de abastecer o seu carro Diesel após este fim de semana de Páscoa, espere por segunda-feira: o preço do gasóleo vai descer.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

Após o fim de semana prolongado da Páscoa e caso tenha viajado de carro e este seja Diesel, se puder espere por segunda-feira (1 de abril) para abastecer: o preço do gasóleo vai descer. Caso tenha um carro a gasolina, o melhor é abastecer até domingo, pois o preço da gasolina vai subir.

Segundo informações ligadas ao setor, prevê-se, assim, que no início da próxima semana, o gasóleo simples fique 1,5 cêntimos por litro mais barato, enquanto o da gasolina simples 95 deverá subir dois cêntimos por litro.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 1 de abril, o preço médio do gasóleo simples deverá ficar em 1,613 €/l. Já a gasolina simples 95, segundo as previsões, deverá passar para 1,797 €/l.

Tal como habitual, a base de cálculo para o preço dos combustíveis são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes a ontem, quinta-feira, dia 28 de março. Estes valores já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas valores médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e este ano, até agora, ainda não houve qualquer tipo de alteração.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

Por esse motivo, o «desconto fiscal» no ISP continua a estar, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Contas-Poupança

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?