Notícias Preço da gasolina sobe mas gasóleo deverá descer na próxima semana

Combustíveis

Preço da gasolina sobe mas gasóleo deverá descer na próxima semana

O início da próxima semana vai trazer tendências opostas. Prevê-se um decréscimo no preço do gasóleo e um aumento no preço da gasolina.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

Trazemos boas e más notícias. O início da próxima semana (4 de março) deverá começar com uma diminuição do preço do gasóleo, mas um aumento do preço da gasolina.

Segundo informações ligadas ao setor, prevê-se que cada litro de gasóleo simples — o combustível mais utilizado em solo nacional —, fique 1,5 cêntimos por litro mais barato, enquanto a gasolina simples 95 deverá aumentar um cêntimo por litro.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 4 de março, o preço médio do gasóleo simples vai passar para 1,622 €/l. Já a gasolina simples 95, segundo as previsões, vai passar para 1,716 €/l.

Tal como habitual, a base de cálculo para estes valores são os divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), de ontem, quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes valores não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas preços médios e indicativos. Afinal, os revendedores de combustível ainda continuam a ter permissão para praticar o preço dos combustíveis que consideram ser o mais adequado à sua estratégia.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e este ano ainda não sofreram alterações.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.