Notícias Na próxima semana há descidas mas apenas no preço do gasóleo

Combustíveis

Na próxima semana há descidas mas apenas no preço do gasóleo

De acordo com fontes do setor, prevê-se uma nova descida no preço do gasóleo no início da próxima semana. O preço da gasolina mantém-se.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

O início da próxima semana (11 de março), deverá começar com uma pequena descida no preço do gasóleo, no entanto, o preço da gasolina não deverá sofrer qualquer tipo de alterações.

Segundo informações ligadas ao setor, prevê-se que cada litro de gasóleo simples — o combustível mais utilizado em solo nacional — fique 1,5 cêntimos por litro mais barato. Por outro lado, o preço da gasolina simples 95 deverá manter os mesmos valores.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 11 de março, o preço médio do gasóleo simples deverá passar para 1,614 €/l. Já a gasolina simples 95, segundo as previsões, deverá ficar nos 1,736 €/l.

Tal como habitual, a base de cálculo são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste caso, os de ontem, quinta-feira, dia 7 de março. Estes valores já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas valores médios e indicativos.

Afinal, os revendedores de combustível ainda continuam a ter permissão para praticar o preço que consideram ser o mais adequado à sua estratégia.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi já em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e este ano ainda não houve qualquer tipo de alteração.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo

Por esse motivo, o «desconto fiscal» no ISP continua a estar, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Ford Aurora?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Antes de haver GPS, a Ford colocou um mapa no tabliê