Notícias É melhor abastecer. Segunda-feira o preço da gasolina deve aumentar

Combustíveis

É melhor abastecer. Segunda-feira o preço da gasolina deve aumentar

De acordo com fontes do setor, prevê-se uma subida no preço da gasolina no início da próxima semana. O preço da gasóleo mantém-se.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

O início da próxima semana (18 de março), deverá começar com um aumento no preço da gasolina, no entanto, o preço do gasóleo não deverá sofrer qualquer tipo de alterações.

Segundo informações ligadas ao setor, prevê-se que cada litro de gasolina simples 95 fique 1,5 cêntimos por litro mais caro. Por outro lado, o preço do gasóleo deverá manter-se.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 18 de março, o preço médio do gasóleo simples deverá ficar nos 1,613 €/l. Já a gasolina simples 95, segundo as previsões, deverá passar para 1,746 €/l.

Tal como habitual, a base de cálculo são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste caso, os de ontem, quinta-feira, dia 14 de março. Estes valores já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas valores médios e indicativos.

Afinal, os revendedores de combustível ainda continuam a ter permissão para praticar o preço que consideram ser o mais adequado à sua estratégia.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi já em outubro de 2023 a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e este ano ainda não houve qualquer tipo de alteração.

Posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Por esse motivo, o «desconto fiscal» no ISP continua a estar, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Volkswagen Golf ganhou o troféu de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Golf. Vencedor do troféu Carro do Ano 2004 em Portugal