Notícias Combustíveis. Na próxima semana regressam os aumentos

Combustíveis

Combustíveis. Na próxima semana regressam os aumentos

A tendência de descida do preço dos combustíveis terminou. Na próxima semana gasóleo e gasolina devem ficar mais caros.

pistola de abastecimento combustível

Depois de duas semanas de descida do preço dos combustíveis, as previsões apontam para um aumento do preço do gasóleo e gasolina na próxima segunda-feira (20 de fevereiro), a primeira subida deste mês.

No gasóleo simples o aumento previsto será de 1,5 cêntimos por litro. Já na gasolina simples 95 está previsto um aumento de um cêntimo.

Tendo como ponto de partida os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última quinta-feira (16 de fevereiro) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras — este aumento deverá colocar o preço médio do gasóleo simples nos 1,541 €/l. Quanto à gasolina simples 95, o preço médio deverá fixar-se nos 1,676 €/l.

Medidas de redução fiscal

A influenciar o preço dos combustíveis continuamos a encontrar as medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo desde março de 2022.

Essas medidas passam pela redução do ISP (que equivale a uma redução do IVA de 23% e 13%), pelo mecanismo de compensação através do qual é reduzido do ISP em relação à receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.

No total permitem uma redução da carga fiscal sobre o preço dos combustíveis de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e 34,8 cêntimos por litro de gasolina.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208