Notícias Preço da gasolina sobe mais do que o do gasóleo esta semana

Combustíveis

Preço da gasolina sobe mais do que o do gasóleo esta semana

As previsões de subida do preço dos combustíveis confirmam-se, mas a gasolina dá um «salto» bem maior do que o gasóleo.

Indicador de combustivel com luz de reserva acesa

As previsões a semana passada apontavam para uma subida do preço dos combustíveis, tanto do gasóleo como da gasolina, de 1,5 cêntimos por litro e 3,5 cêntimos, respetivamente.

A subida confirma-se e é a terceira semana consecutiva em que o preço dos combustíveis está a subir. As previsões de quanto é que efetivamente os preços iriam subir ficaram muito perto do que já é possível constatar.

Assim, no início desta semana (30 de janeiro), e tendo como base os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (27 de janeiro) — que já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras —, o preço do gasóleo subiu 1,2 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina subiu três cêntimos, fixando-se, respetivamente, nos 1,65 €/l e 1,739 €/l.

Posto combustível diesel gasolina

Nas principais gasolineiras, os preços refletem estas subidas. Na Galp, o gasóleo simples subiu um cêntimo por litro, o gasóleo aditivado um cêntimo e meio e a gasolina deu um «salto» de 3,5 cêntimos. Na BP, o gasóleo simples subiu um cêntimo por litro e a gasolina 3,5 cêntimos. Por fim, na Repsol, o gasóleo subiu 1,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina 95 e gasolina 98 subiram, respetivamente, 3,5 cêntimos e 2,5 cêntimos.

Os preços, apesar de serem elevados e estarem a subir, continuam a ser afetados positivamente pelas medidas extraordinárias de redução fiscal do governo.

Isso significa que o preço do gasóleo e da gasolina estão a ter um «desconto» na carga fiscal aplicada de, respetivamente, 35,9 cêntimos por litro e 32,5 cêntimos.

Fonte: Mais gasolina, DGEG

Sabe esta resposta?
Em que ano a Opel revelou o Corsa Eco 3, um protótipo para reduzir os consumos ao máximo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu